Papa Francisco
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Papa Francisco: Mártires de ontem e de hoje são incentivo a «escolhas definitivas» dos cristãos

O papa Francisco realçou esta segunda-feira o exemplo dos mártires cristãos de todos os tempos para a vida da Igreja, depois de neste domingo ter rezado na Praça de S. Pedro diante do relicário com as relíquias do apóstolo S. Pedro, martirizado em Roma.

«Quando ouvimos a vida dos mártires, quando lemos nos jornais as perseguições contra os cristãos, hoje, pensemos nestes irmãos e irmãs em situações limite, que fazem esta escolha. Eles vivem neste tempo. São um exemplo para nós e encorajam-nos a pôr no tesouro da Igreja tudo o que temos para viver», sublinhou na homilia da missa a que presidiu, no Vaticano.

«Far-nos-á bem pensar nestes irmãos e irmãs que, em toda a nossa história, ainda hoje, fazem escolhas definitivas», acrescentou o papa, um dia após a primeira exposição pública do relicário com as relíquias do apóstolo em quem Cristo confiou a edificação da Igreja.

Nem só os mártires são dignos de seguimento, assinalou Francisco: «Pensemos também em tantas mães, tantos pais de família que a cada dia fazem escolhas definitivas para avançar com as suas famílias, com os seus filhos».

Foto

Isto é um tesouro na Igreja. Eles dão-nos testemunho, e diante de tantos que nos dão testemunho, peçamos ao Senhor a graça da coragem, da coragem de prosseguir na nossa vida cristã, nas situações habituais, comuns, de todos os dias, e também nas situações limite», apontou.

Os mártires, palavra de origem grega que significa “testemunhas”, foram inicialmente as pessoas que testemunharam ocularmente a vida de Jesus.

Foto

O nome passou depois a designar os fiéis que testemunhavam heroicamente a sua fé, acabando por se reservar aos que davam a vida por fidelidade a Cristo.

As relíquias são restos mortais, originalmente dos mártires da fé, veneradas pelos cristãos. A veneração através das relíquias estendeu-se, mais tarde, a fiéis com fama de santidade.

Foto

 

Foto

 

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 25.11.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

FotoPapa Francisco com o relicário
das relíquias de S. Pedro
Vaticano, Praça de S. Pedro, 25.11.2013

 

Ligações e contactos

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página