Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Música

"Missa" de Marcos Portugal estreia versão moderna

"Missa", obra composta por Marcos Portugal (1762-1830), vai ser tocada este sábado pela primeira vez numa versão moderna na igreja de São Francisco, monumento nacional situado no Porto.

A sessão marcada para as 21h30 é interpretado pela Orquestra do Norte, Coro do Departamento de Música da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa e elementos do Coro de Câmara de S. João da Madeira, sob a direção de José Ferreira Lobo.

O concerto, que vai ser gravado para posterior edição de um DVD, conta também com a participação de João Vaz e Carolina Meneses, que interpretarão obras do compositor luso-brasileiro nascido há 250 anos.

O Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) da Escola das Artes da Universidade Católica  (Porto) foi a entidade responsável pela digitalização e edição das partituras de “Missa”, uma das principais obras de Marcos Portugal, que vão ser publicadas no início de 2013.

O programa está ordenado da seguinte maneira: "Sonata em Ré Maior" (João Vaz, órgão), "Tu devicto mortis aculeo" (excerto do Te Deum) (Carolina Meneses, meio-soprano, João Vaz, órgão), “Missa” em Dó Maior (Kyrie e Glória) (Orquestra do Norte, Coro do Departamento de Música da Escola das Artes, Coro de Câmara de S. João da Madeira), Il duca di foix (Orquestra do Norte).

Em Lisboa a Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) apresenta até 31 de janeiro uma exposição sobre o autor que abrange todas as áreas da sua produção – dramática, religiosa e pedagógica –, além de peças de carácter biográfico.

O núcleo da mostra é proveniente dos fundos da BNP e da Biblioteca da Ajuda, possuidores de um importante acervo onde se inclui boa parte dos autógrafos musicais em existência. 

 

© SNPC | 09.11.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

ImagemMarcos Portugal

 

Ligações e contactos

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página