Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Mistérios da Quaresma e Páscoa em Idanha preservam religiosidade popular cristã

O município de Idanha-a-Nova, no interior centro de Portugal, junto à fronteira com Espanha, publicou a agenda dos Mistérios da Páscoa, com a qual se pretende «promover a divulgação das inúmeras e variadas manifestações quaresmais e pascais que ocorrem ao ar livre ou no espaço sagrado».

A publicação, que abrange as 17 freguesias da autarquia, visa «valorizar e estimular todos os que se empenham em continuar a preservar e a viver com amor e devoção» tradições «que são património cultural imaterial das comunidades e representam um fator de vitalidade comunitária», sublinha o presidente da Câmara, Armindo Jacinto.

«Não é um teatro que se monta. As pessoas participam nos rituais com devoção, cantam as tradições que os seus antepassados lhes legaram. E isso é muito importante numa época de grande globalização - segurarmo-nos a algo que nos dá identidade», vincou o coordenador do projeto e historiador António Catana, aquando do lançamento.

Foto

Editada deste 2009, a agenda complementa a indicação dos eventos com a explicação sucinta de algumas das manifestações que continuam a ser realizadas: “Encomendação das Almas”, “Ceia dos Doze”, “Cânticos dos Martírios e do Louvád’síssimo” e “Cântico de Nossa Senhora das Dores em Monfortinho, Alcafozes e Monsanto”.

A agenda de 2014 abre com uma citação da primeira exortação apostólica do papa Francisco, "A alegria do Evangelho": «Uma cultura popular evangelizada contém valores de fé e solidariedade que podem provocar o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e crente, e possui uma sabedoria peculiar que devemos saber reconhecer com olhar agradecido».

Foto

A edição deste ano, com mais de 250 celebrações e devoções (cf. "Ligações e contactos") é dedicada ao tema “As Procissões Corridas e a dos Passos em Alcafozes”, organizadas pela Irmandade da Santa Casa da Misericórdia local durante as sextas-feiras da Quaresma, exceto na Semana Santa.

«Quer dento da igreja da Misericórdia, quer durante o percurso da Procissão dos Passos ou das Procissões Corridas, os regradores entoam a ladainha ou litania de Todos os Santos, que é uma oração composta de uma série de invocações curtas que o povo repete», refere a publicação.

Foto

A Procissão dos Passos, que decorre na noite de quinta para sexta-feira, inclui paragens nas sete Estações ou Passos que, «desde tempos remotos, se situam nas mesmas frontarias de determinadas habitações, onde são armados e vestidos».

«Com uma mesa, forrada de alvas toalhas de linho, encostada na frontaria da casa, onde se dependura uma colcha de seda, normalmente cor de rosa ou vermelha, forma-se o altar. Aí colocam-se castiçais com velas aceas, um crucifixo ao alto, imagens de pequeno porte como a da Senhora de Fátima, da Senhora do Almurtão, da Senhor do Loreto, e quadros como o Santo Sudário, tão presente no imaginário coletivo, bem como outros, também alusivos à paixão, crucifixão e morte de Jesus Cristo.»

Foto

«Os altares dos Passos são enfeitados com jarras, contendo flores, de preferência roxas, como os goivos, os lírios e os rosmaninhos, símbolos de tristeza, dor, pesar e paixão. No chão, encostado ao altar, já temos visto um jarrão vestido com giestas de flores amarelas ou brancas, que inundam o ar de um fino odor a pureza campestre.»

As cinco Procissões Corridas dispensam a montagem dos altares, embora nelas impere «um respeito e silêncio semelhante» ao das Procissões dos Passos.

Foto

A edilidade organiza também o primeiro curso livre sobre religiosidade popular, marcado para 18 de abril, Sexta-feira Santa, no Fórum Cultural de Idanha-a-Nova.

"Religiosidade popular no Alentejo" (J.A. David de Morais, Universidade de Évora), e "Manifestaciones ancestrales de religiosidad popular. Tierras gallegas de la Raia" (Angel Cerrato Alvarez, Universidade Complutense) constituem os temas das conferências da manhã.

Foto

Durante a tarde e noite, os conferencistas são convidados a acompanhar as celebrações pascais: Adoração da Santa Face, em Proença-a-Velha, Via-sacra pelas ruas de Monsanto, celebração seguida de Procissão do Enterro do Senhor, em Proença-a-Velha), e à meia-noite, a Encomendação das Almas, em Idanha-a-Nova.

A 12 de abril, também no Fórum de Idanha-a-Nova, realiza-se o 7.º Encontro de Cantares Quaresmais, às 21h30, com o Grupo de Cantares de Santo Amaro de Azurara ("Amentar das Almas"), o Grupo da Lousa ("Encomendação das Almas e Martírios de Cristo"), Grupo da Zebreira ("Encomendação das Almas"), Grupo da Aldeia de Santa Margarida ("Encomendação das Almas), seguindo-se uma mesa redonda.

Foto

O programa de iniciativas da Quaresma e Páscoa termina a 3 de maio com o lançamento do livro e DVD "A devoção à Senhora do Almurtão", às 17h00, no Centro Cultural Raiano.

O presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armndo Jacinto, anunciou durante a sessão de lançamento da agenda a intenção de criar o Museu da Semana Santa.

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Rui Jorge Martins
Fotografias: Câmara Municipal de Idanha-a-Nova
© SNPC | 27.03.14

Redes sociais, e-mail, imprimir

Imagem

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página