Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Multiplicação dos pães nas patenas dos 1000 anos da catedral de Estrasburgo

Imagem

Multiplicação dos pães nas patenas dos 1000 anos da catedral de Estrasburgo

É habitual descobrir, no coração das igrejas, tesouros de ourivesaria relativos a cálices e taças dos séculos passados. Menos frequente é a criação contemporânea destas obras de arte.

Por ocasião dos mil anos do início da construção das fundações (1015-2015), os responsáveis da catedral de Estrasburgo, em França, decidiram dotar a igreja de um novo conjunto litúrgico que inclui um grande cálice e uma dezena de taças destinadas às hóstias.

A iniciativa resultou de uma parceria entre o arcebispo de Estrasburgo, a paróquia da catedral e uma escola de artes, associando ao projeto jovens designers.

Após o processo de descoberta dos desafios, utilização e regras litúrgicas inerentes à encomenda, vários estudantes envolveram-se em pesquisas cada vez mais aprofundadas.

Dois professores coordenaram as experiências, e em janeiro deste ano três criadores apresentaram os seus projetos finais ao júri precidido pelo arcebispo de Estrasburgo, D. Jean-Pierre Grallet.

Pela força simbólica e pureza de formas, a escolha recaiu no trabalho de Caroline Manowicz, aluna do 4.º ano de Design. O conjunto foi utilizado pela primeira vez a 6 de setembro, na missa em que se assinalou o encerramento das celebrações dos mil anos.

O cálice muito aberto convida os padres a comungar juntos por intinção. As patenas, para a distribuição das hóstias, são apresentadas no altar como um só objeto. A seguir, os padres "desfolham" este conjunto, que se desmultiplica em dez.

Esta multiplicação visual evoca o milagre da multiplicação dos pães por Jesus, relatado por Mateus e Marcos nos Evangelhos.

O conjunto é realizado em cobre revestido a ouro rosa. Cada peça repousa sobre uma "fundação" em grés rosa, também usado na catedral de Estrasburgo que se prolonga pelo pé do cálice e da taça que suporta as nove patenas.

 

 

In "Narthex"
Trad. / edição: Rui Jorge Martins
Publicado em 17.09.2015 | Atualizado em 22.04.2023

 

 
Imagem
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos