Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Museu Nacional de Arte Antiga comprou medalhão com imagem de um dos mais notáveis teólogos portugueses

O Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, adquiriu em Londres um medalhão em bronze com a imagem de Diogo de Paiva de Andrade (1528-1575), um dos mais importantes teólogos portugueses.

O baixo-relevo, datado de cerca de 1575, terá sido resgatado intacto às ruínas da capela de S. Nicolau de Tolentino, da igreja do Convento da Graça, em Lisboa, após o terramoto de 1 de novembro de 1755, revela o jornal “Público”.

Depois de ter integrado a coleção do Marquês de Pombal, a peça de 33 cm de diâmetro, posteriormente emoldurada e com base em mármore, terá ficado com os herdeiros até 1997, ano em que surgiu no mercado, até ter sido agora comprada pelo Museu Nacional de Arte Antiga por 43 mil euros.

À medalha, «impar» no contexto das obras do museu, segundo Maria João Vilhena de Carvalho, conservadora da instituição, foi aplicada no século XVIII uma placa no reverso, que estabelece os principais dados biográficos do mais importante Agostinho do reino.

Com dimensões que ultrapassam em muito a medalhística no sentido em que hoje estamos habituados a pensá-la, desconhece-se em Portugal outra peça semelhante; “Tem alguma raridade mesmo considerando a produção internacional”, sublinha a especialista.

«Após sólida formação humanística e teológica obtida na Universidade de Coimbra», Paiva de Andrade foi enviado aos 33 anos «como teólogo do rei à última fase do Concílio de Trento, onde a sua intervenção ilustrou o nome da pátria e lhe granjeou prestígio em toda a Europa», escreve António Guimarães Pinto, autor de uma antologia publicada pela “Esfera do Caos”.

«Além de dois importantes livros em latim, o seu espólio literário inclui três volumes de sermões em português, que fazem dele um dos grandes pregadores do nosso idioma», sublinha o autor na obra editada sob a responsabilidade científica do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Medalhão

 

Público | Com SNPC
© SNPC | 20.12.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Capa de livro

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página