Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Lisboa

Museu revela papel dos Jesuítas na astronomia e abre terraço para observação dos astros

Henrique Leitão, investigador universitário, apresenta esta sexta-feira uma conferência no Museu de São Roque, em Lisboa, centrada na atenção que os Jesuítas deram à astronomia.

Na iniciativa, designada "Olhando as estrelas em São Roque", o docente da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa explicará como a pesquisa científica da Companhia de Jesus contribuiu para a continuação dos descobrimentos por parte de Portugal.

A rede de escolas fundadas pelos Jesuítas em Lisboa, Coimbra e Évora foi decisiva no ensino científico e na divulgação e construção de instrumentos científicos em Portugal, dos quais a construção dos primeiros telescópios e o início do debate cosmológico em torno de Galileu são exemplos emblemáticos.

O encontro, que começa às 21h00, é seguido, das 22h00 às 00h00, de uma sessão de observação de astros - estrelas, planetas e cometas -, através de telescópios, com orientação e comentários do astrónomo José Ribeiro.

A participação é gratuita mas está limitada a um máximo de 60 pessoas, requerendo inscrição prévia através dos telefones 213 235 824/065/444.

 

© SNPC | 10.07.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Foto

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página