Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

"Nem só de pão": Santa Sé escolheu tema para pavilhão na Expo Milão de 2015

O tema geral do pavilhão que a Santa Sé vai ter na exposição universal de Milão, que decorre entre 1 de maio de 2015 e 31 de outubro, será “Not by bread alone – Nem só de pão”, revelou esta quinta-feira o presidente do Pontifício Conselho da Cultura.

A presença tem como objectivo «realçar sobretudo a dimensão interior, religiosa e cultural que não só afeta a pessoa como também as suas relações a todos os níveis», explicou o cardeal Gianfranco Ravasi em conferência de imprensa realizada no Vaticano.

A «alimentação interior é tão necessária como aquela que corresponde às necessidades mais imediatas», frisou o responsável, citado pelo portal de notícias news.va.

O conceito do alimento vai ser explorado em quatro temas, começando por “Um jardim a preservar”, que incide na protecção da criação, bem que não deve ser desperdiçado nem destruído porque foi dado a toda a humanidade.

A secção “Um alimento para partilhar” inspira-se na passagem bíblica da multiplicação dos pães operada por Jesus, acentuando a necessidade da solidariedade, que no contexto cristão é manifestado por muitas instituições.

A importância da educação para a formação das novas gerações numa cultura de relação humana baseada no essencial, e não no consumismo, constitui o fundamento do tema “Uma comida que educa”.

Por fim, “Um pão que torna presente Deus no mundo” aborda a dimensão especificamente religiosa e cristã da Eucaristia, atravessando as mesas da Palavra e do Pão.

O cardeal Ravasi, comissário geral da Santa Sé para a Expo de Milão, e Giuseppe Sala, comissário delegado do Governo italiano para o mesmo evento assinaram o protocolo da participação do Vaticano na exposição universal, dedicada ao tema “Alimentar o planeta, energia para a vida”.

Em janeiro deste ano o arcebispo de Milão, cardeal Angelo Scola, e uma delegação da Expo 2015 convidaram o papa Francisco para visitar a exposição (cf. Artigos relacionados).

Quando faltam 428 dias para a abertura estão inscritos 142 países, entre os quais não se encontra Portugal.

 

News.va
Trad./redação: SNPC/rjm
© SNPC | 27.02.14

Redes sociais, e-mail, imprimir

Foto
Foto: D.R.

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página