Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Arqueologia bíblica

Descobertos nove novos rolos de Qumran

Permaneceram nas grutas do deserto durante séculos. E depois ficaram escondidos por mais sessenta anos dentro daqueles que tinham sido catalogados apenas como “tefillin”, os filactérios que os judeus observantes usam para a oração.

É assim que se explica a importante descoberta de nove novos rolos de Qumran, a localidade à beira do Mar Morto, em Israel, que nos meados do século XX foi cenário da descoberta de centenas de fragmentos de textos da Torah (Pentateuco, cinco primeiros livros da Bíblia) e da literatura judaica de há dois mil anos.

Os rolos encontrados em Qumran conservaram-se durante séculos graças ao microclima de um complexo de grutas do deserto, habitadas por uma comunidade – essénios - sobre a qual existem várias teorias, e que se tornaram um ponto de referência fundamental nos estudos das ciências bíblicas.

O achamento recente dos nove rolos foi anunciado nos últimos dias no seminário “A história das grutas de Qumran”, organizado pela Faculdade de Teologia de Lugano, em Itália.

FotoTefillin. Foto: D.R. (arquivo)

A notícia foi revelada pelo arqueólogo Yonatan Adler, da universidade israelita de Ariel, que se deu conta da presença dos rolos dentro dos “tefillin” guardados em Jerusalém, na secção do Museu de Israel reservada às descobertas de Qumran.

Os rolos provêm das grutas 4 e 5, que nas escavações realizadas em 1952 sob a supervisão do arqueólogo dominicano francês Roland de Vaux revelaram o maior número de manuscritos.

Os “tefillin” foram investigados com uma técnica fotográfica que permitiu determinar que no interior de cada um tem três rolos. O material é muito frágil, pelo que a operação de abertura requer cuidados especiais.

FotoFoto: D.R. (arquivo)

Marcello Fidanzio, coordenador do seminário, considera que «a maior curiosidade é saber em detalhe o que contêm os novos rolos», e salienta que a descoberta demonstra «que a investigação que decorre em Qumran ainda não está concluída»,

«Outro aspeto importante é o facto de que nos mais de 60 anos que passaram desde as escavações nas grutas, as tecnologias utilizadas pela arqueologia deram grandes passos em frente», apontou.

Os “tefillin”, pequenas caixas pretas contendo rolos com versículos bíblicos, são fixados no início do dia na cabeça e num dos braços através de faixas igualmente negras.

FotoFoto: D.R. (arquivo)

Esta prática deriva do livro do Deuteronómio (6, 5-8), em que se lê: «Amarás o Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças. Estes mandamentos que hoje te imponho estarão no teu coração. Repeti-los-ás aos teus filhos e refletirás sobre eles, tanto sentado em tua casa, como ao caminhar, ao deitar ou ao levantar. Atá-los-ás, como símbolo, no teu braço e usá-los-ás como filactérias entre os teus olhos».

 

Giorgio Bernardelli
In Vatican Insider
Trad./redação: SNPC/rjm
© SNPC | 01.03.14

Redes sociais, e-mail, imprimir

Foto
Qumran
Foto: D.R.

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página