Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

D. António Moiteiro

Novo bispo auxiliar de Braga diz que Igreja tem de deixar a «sacristia» e voltar-se para o mundo

D. António Moiteiro Ramos, que o papa Bento XVI nomeou bispo auxiliar de Braga, declarou ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura que a Igreja Católica em Portugal precisa de dar mais atenção ao diálogo com o mundo.

«Devemos ser capazes de mostrar com a nossa vida, o nosso trabalho e a nossa forma de pensar que a fé continua a ser significativa para os tempos de hoje», frisou o prelado de 56 anos, que a 12 de agosto vai receber a ordenação episcopal na Sé da Guarda, diocese de onde é natural.

 

Que importância tem o diálogo da Igreja com a cultura?

A encíclica Evangelii Nuntiandi, escrita pelo papa Paulo VI após o Concílio Vaticano II [1962-1965], referia que o drama do nosso tempo é o divórcio entre a fé e a vida – e nós podemos dizer entre a fé e a cultura.

Estou convencido de que se a fé não for capaz de criar cultura, como criou, não seremos capazes de incarnar a fé nos tempos de hoje e ela não será significativa no nosso tempo.

 

O que é mais importante – criar, manter, repensar – na relação da Igreja em Portugal com a cultura?

O diálogo com os homens e mulheres que fazem a cultura é fundamental. Quando ligamos a televisão, vemos a internet e ouvimos a rádio não é difícil perceber que há um desencontro enorme entre o que se pensa da Igreja, da fé cristã e do modo como os cristãos se devem situar no mundo.

Devemos ser capazes de mostrar com a nossa vida, o nosso trabalho e a nossa forma de pensar que a fé continua a ser significativa para os tempos de hoje.

Repare-se, por exemplo, na crise económica em que nos encontramos: muita gente vem ter com a Igreja para que ela ajude a dar resposta aos muitos problemas sociais. Esta questão precisava der ser aprofundada porque há muita gente que se diz do mundo da cultura e não é capaz de entender o esforço que a Igreja e os cristãos estão a fazer para responder a essas dificuldades.

Por isso precisamos de aprofundar muito o diálogo aqueles que são os grandes fazedores de opinião. 

 

Que retrato faz da Pastoral da Cultura em Portugal?

Nós, Igreja, estamos demasiado voltados para dentro, para as nossas missas, para os nossos trabalhos eclesiais, para a administração dos sacramentos. Estamos, e deixe-me passar a expressão, a colocarmo-nos demasiado na sacristia, quando devíamos ir para fora, para os adros das igrejas e para os areópagos do mundo de hoje.

Penso que esta é a maior dificuldade que temos; os padres não são muitos e a tentação é metermo-nos na sacristia. Mas esta tendência não é só dos pastores: olhando para os leigos, é uma evidência clara que a sua tentação é também a de participar apenas em atividades dirigidas para dentro da Igreja, quando não pode ser assim.

 

Que prioridades relacionadas com a cultura leva para o seu ministério episcopal?

Gostaria muito de entrar em diálogo com os alunos das escolas porque serão eles que amanhã vão fazer opinião pública. O diálogo com o mundo da escola e da universidade é fundmental para mudar as mentalidades.

Na arquidiocese de Braga vamos ter proximamente o Átrio dos Gentios. Iniciativas deste tipo, em que se colocam em diálogo pessoas de várias sensibilidades, mesmo que afastadas do mundo religioso, que se interrogam sobre questões essenciais do ser humano, serão também essenciais no meu ministério episcopal.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 18.07.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

Foto
D. António Moiteiro Ramos
Foto: "A Guarda"

 

Ligações e contactos

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2012: Nuno Teotónio Pereira. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.