Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Música: Novo disco da Comunidade de Taizé chega a audiência mais vasta

Imagem

Música: Novo disco da Comunidade de Taizé chega a audiência mais vasta

A comunidade ecuménica de Taizé, em França, assinou um acordo com Deustsche Grammophon/Universal Music para a produção de um disco que, em virtude da rede desta conhecida editora musical, vai alargar a audiência do novo CD.

«Aqueles que já participaram nos encontros internacionais em Taizé vão encontrar nesta gravação o ambiente que experienciaram. Muitos outros vão descobrir um reflexo dessa oração contemplativa», sublinha a página da comunidade referindo-se à obra intitulada "Taizé – Music of unity and peace" (Música de unidade e de paz) (15,00 €, 68 min.).

Após a abertura, com sinos «familiares aos que já visitaram a colina, o disco apresenta cânticos interpretados por um coro de jovens e de instrumentistas de diferentes países, algumas gravações feitas durante as orações comunitárias em julho de 2014 e também salmos e responsórios cantados apenas pelos irmãos».

Nas 19 faixas ouve-se «por vezes um coro de mais de duas mil e quinhentas pessoas e outras vezes pressente-se a intimidade que pode ser vivida numa oração em Taizé», assinala o texto de apresentação do disco, que apresenta, pela primeira vez numa gravação, o cântico "Let all who are thirsty come" (Que aquele que tenha sede venha).

«Há muitas situações no mundo que precisam de paz. Mas esta paz tem de vir aos nossos corações. Ter paz não significa que teremos sempre uma vida fácil, significa sim que acreditamos que a paz é possível», aponta o irmão Alois, prior de Taizé, no pequeno caderno que acompanha o disco.

O presidente da Deutsche Grammophon, Mark Wilkinson, realçou a importância do CD: «Estes cânticos especiais, que tanto tocam e comovem, merecem uma grande audiência. A música pode ser agente de mudança e de supressão de barreiras. As qualidades únicas dos cânticos de Taizé são a mais perfeita ilustração disso mesmo».

Acolhendo para cima de uma centena de irmãos, católicos e protestantes, de mais de 30 países, a comunidade é um dos mais importantes destinos de peregrinação de jovens cristãos na Europa, atraindo anualmente centenas de milhares de pessoas, quer em Taizé, quer em encontros que se realizam em diversos locais do globo.



 

Rui Jorge Martins
Publicado em 18.03.2015 | Atualizado em 21.04.2023

 

 

 
Imagem
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos