Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Novo número da revista “Humanística e Teologia” é dedicado a Fátima

“Fátima – O intangível e o facto” é o tema da mais recente edição da revista Humanística e Teologia, que se centra sobre o centenário das aparições marianas na Cova da Iria.

«O fenómeno “Fátima” é impossível de circunscrever a uma única perspetiva. Ele começa no divino intangível da mariofania, passa pela vivência dos videntes, e prolonga-se nos acontecimentos históricos, suas interpretações e na sucessão de efeitos a que deu origem», lê-se no texto de apresentação do volume, enviado hoje ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

Os editores sublinham que «o enquadramento mariológico é indispensável para situar a riqueza de Fátima para Portugal, para a Igreja e para o mundo», pelo que «as ricas colaborações de história, teologia e espiritualidade» deste número testemunham a «atenção» que lhe é dedicada pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica (Porto).

«Ao juntar-se aos milhões de peregrinos, o papa Francisco cumpriu um gesto cheio de significado. Ao proclamar aí “temos Mãe”, a voz do bispo de Roma convida a Igreja a sentir Deus como afeto e como abraço dado à humanidade e recebido dela», aponta a nota.

Os responsáveis pela revista consideram que a palavra de Francisco «é uma remota e atual ressonância do “Magnificat”, o poema da salvação dito no feminino, a oração eficaz que faz acontecer a religação do tempo de hoje ao tempo profundo de Deus» e expressam o desejo de que os textos «possam proporcionar a quem os ler uma autêntica experiência religiosa e uma lúcida inteligência do acto de fé».

A edição abre com uma entrevista de Jorge Teixeira da Cunha ao historiador Rui Ramos, que por seu lado assina o texto “A história de Fátima revisitada (1917-1924)”. “Maria, a discípula amada, nos escritos joaninos” (Bernardo Corrêa D’Almeida) e “Mariofanias: desvelamento de Cristo” (António Abel Canavarro) são os artigos seguintes.

O dossiê sobre Fátima inclui ainda os textos “A maternidade de Maria e o rosto materno da Igreja” (José Eduardo Borges de Pinho), “Maria no desafio de uma espiritualidade ecuménica” (Alexandre Freire Duarte) e “O segredo e os segredo da Mensagem de Fátima à luz das Escrituras” (José Carlos Carvalho).

Cada exemplar custa 15 € e a assinatura (dois números anuais) pode ser obtida ao preço de 30 €.



 

SNPC
Imagem: Capa | D.R.
Publicado em 10.10.2023

 

"Humanística e Teologia": 22 619 62 71; humanteol@porto.ucp.pt.

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Impressão digital
Paisagens
Prémio Árvore da Vida
Vídeos