Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

O número 12 na Bíblia

Hoje é dia 12.12.2012, data prevista em alguns círculos para o fim do mundo. Na Bíblia, onde os números têm significados que diferem do aritmético e oferece, um alcance que não tem qualquer relação com a quantidade que representam, que interpretações são dadas ao 12?

«O 12 é o número da universalidade. Por isso é que no Evangelho de S. Lucas, no capítulo 10, se diz que havia não apenas 12 discípulos mas mais» [72], explicou o biblista Joaquim Carreira das Neves ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

O número 12 atravessa toda a Bíblia, estando especialmente presente nos dois livros do apocalipse: Daniel, no Antigo Testamento, e Apocalipse, o último livro da Escritura, acrescentou o antigo professor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica.

«Antigamente havia filosofias e religiões em civilizações como o Egito, Mesopotâmia e Maias baseadas em números, entre os quais o 1, 4, 7, que simboliza a perfeição, 6, a imperfeição, e o 12».

Ao contrário das previsões que apontam para o fim do mundo, o 12 bíblico é um número «positivo», realçou.

De acordo com especialistas, a proeminência do 12 tem origem no sistema sexagesimal sumério, sobrevivendo ainda hoje na «dúzia».

Embora o número de 12 tribos de Israel, no Antigo Testamento, não seja consensual - o padre Carreira das Neves sustenta que havia 10 - parece provável que Jesus escolheu 12 apóstolos para preservar o simbolismo original.

Segundo o relato dos Atos dos Apóstolos, após a morte de Judas os 11 apóstolos julgaram necessário escolher alguém que o substituísse, de modo a manter o número 12. A eleição coube a Matias.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 12.12.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

Imagem
Apóstolos
Ícone russo

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2012: Nuno Teotónio Pereira. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.