Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Conferências

"O mundo no coração da Igreja": Pontifício Colégio Português de Roma assinala 50 anos do Concílio Vaticano II

O Pontifício Colégio Português, em Roma, vai promover um ciclo de três conferências sobre os 50 anos da convocação do Concílio Vaticano II (1962-1965), que entre os oradores inclui o presidente do Conselho Pontifício da Cultura, o cardeal Gianfranco Ravasi.

O prelado e biblista italiano é o convidado da segunda sessão, a 8 de março, com a intervenção intitulada “O diálogo com o mundo: da ‘Gaudium et Spes’ ao Pátio dos Gentios”.

O ciclo denominado “O mundo no coração da Igreja” arranca a 1 de dezembro, com Manuel Oliveira a falar sobre “Os bastidores do Concílio”, e termina a 3 de maio, com a conferência do monsenhor italiano Crispino Valenziano, que apresenta “Algumas reflexões com o ‘sentir depois’ sobre a reforma litúrgica conciliar”.

O Colégio Pontifício Português é uma comunidade de padres estudantes, enviados pelos seus bispos ou superiores para que complementem a sua formação académica de base com um ciclo de especialização numa das pontifícias universidades de Roma.

Com um total de 36 alunos, 13 dos quais portugueses, a casa vive sobretudo das ocupações académicas dos alunos, propondo também momentos de formação humana e espiritual.

As atividades são «sempre realizadas de olhos postos na Igreja de Portugal», pelo que «os textos destas conferências serão transcritos e traduzidos» para servirem de subsídios às comemorações que se realizarão também nas dioceses portuguesas, explica uma nota enviada ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 15.11.11

Cartaz

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página