Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Obra-prima de Verdi encerra Festival Terras sem Sombra

Imagem

Obra-prima de Verdi encerra Festival Terras sem Sombra

O “Requiem” do compositor Giuseppe Verdi (1813-1901) é a obra de encerramento da 11.ª edição do festival de música sacra “Terras sem Sombra”, que a diocese de Beja tem vindo a apresentar desde março.

“A Força da Serenidade: Música para o Fim dos Tempos” é o tema do concerto que se realiza este sábado, às 21h30, na igreja de Santa Maria da Feira, em Beja, com a interpretação da Orquestra do Norte e do Coro do Teatro Nacional de São Carlos, dirigidos pelo maestro José Ferreira Lobo.

Escrito em 1869-74, o “Requiem” é considerada «uma das mais comoventes e impressionantes obras sacras do século XIX», refere o texto de apresentação do concerto, enviado hoje ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

«Esta obra protagonizou, de forma emblemática, um dos maiores dramas contemporâneos em 1943-44, quando os prisioneiros judeus do campo de concentração nazi de Theresienztadt a interpretaram no cativeiro, sob a direção do maestro checo Raphael Schächter», dando «corpo e voz ideais a uma espantosa afirmação de dignidade humana e de grandeza espiritual por entre as trevas da barbárie», acrescenta a nota.

A execução vai ser antecedida por “Noturno” (1918), «a única obra orquestral de um brilhante autor português, António Fragoso», que, apesar de ter morrido com apenas 21 anos, «pertence ao reduzido número de compositores nacionais que exploraram a linguagem impressionista nas primeiras décadas do século XX».

A salvaguarda da natureza, uma das marcas do festival que tem expressão no dia a seguir aos concertos, foca-se desta vez nos recursos naturais e património cultural do vale do Guadiana, «um dos santuários da biodiversidade peninsular».

No domingo, pelas 9h30, músicos, espectadores e membros da comunidade local participam num percurso, organizado em parceria com o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, que decorre no interior do Parque Natural do Vale do Guadiana, com as atenções voltadas para anfíbios, mamíferos e aves.

A edição de 2015 do Terras sem Sombra, que à semelhança das anteriores promoveu a descoberta do património religioso da diocese de Beja, privilegiou a música sacra da Europa do Sul, da Idade Média à contemporaneidade, mantendo as entradas gratuitas em todos os concertos e atividades de índole ecológica.

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 18.06.2015 | Atualizado em 20.04.2023

 

 

 
Imagem
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos