Observatório da Cultura
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Bíblia

Biblioteca de estilos literários

(...) A Bíblia é, em si, uma biblioteca, constituída por uma pluralidade de estilos literários. Longe vão os tempos em que se ignorava essa diversidade e se fazia uma interpretação literal da mesma, como se pegássemos na poesia e a transformássemos em crónicas, por exemplo, ou num texto como o Cântico dos Cânticos e o alinhássemos com livros de «bricolage», isto é, do «saber fazer» algo. Ou ainda, como se pegássemos em cartas cheias de amor e fraternidade e as transformássemos em directivas de qualquer partido político de sentido único ou no Livro do Apocalipse e o transformássemos num livro cifrado sobre o fim (cronológico, físico) do mundo.

O reconhecimento dos diferentes géneros literários permite contextualizar os textos bíblicos, o que é fundamental para a sua interpretação, apesar de, actualmente, existir uma espécie de literatura «light» que vive da banalização dos gran-des livros de referência: pense-se na Bíblia, mas também no Corão. Talvez um dos valores simbólicos da Bíblia esteja, precisamente, na sua qualidade de texto de muitos encontros. Inspirada? O que é a inspiração? Conta-se que Paul Ricoeur, um dia, perguntado acerca de o que será um texto inspirado, terá respondido: «Um texto inspirado é aquele que me inspira»! Frágil resposta. Também a existência o é.

 

Teresa Toldy
Teóloga
In Jornal de Letras, 04.11.2009
08.11.09

Imagem
Pedro Proença

 

Ligações e contactos

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página