Observatório da Cultura
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Internet

Religionline, um blogue para a interrogação e o debate

O blogue Religionline (http://religionline.blogspot.com) começou por ser uma iniciativa do Manuel Pinto, professor do Departamento de Comunicação da Universidade do Minho, em 2002. Em 2007, em conversa entre ambos, decidimos alargar o âmbito de autores do blogue. E propor a outros a iniciativa. O Eduardo Jorge Madureira, coordenador do projeto "Público na Escola", o António Jorge Pires Ferreira (chefe de redação do “Correio do Vouga”, de Aveiro, e posteriormente autor do http://tribodejacob.
blogspot.com/
), e o Joaquim Franco (SIC), aceitaram.

Em fevereiro de 2009, um grupo de jornalistas (Joaquim Franco, Manuel Vilas Boas, Licínio Lima, António Marujo) organizou em Lisboa um encontro informal para debater a presença do fenómeno religioso nos media. Éramos jornalistas, investigadores, académicos, responsáveis de diferentes confissões religiosas, diretores ou editores de meios de comunicação…

Verificámos sinais contraditórios, conforme uma síntese feita no final pelo Jorge Wemans (RTP): o religioso está mais presente nos media do que devia, pois os grandes acontecimentos que obtêm em simultâneo cobertura extensiva de todos os canais televisivos e dos media em geral são celebrações religiosas; mas o religioso não está suficientemente presente nos media, face à importância que ele hoje assume na sociedade democrática ocidental (para não falar de outras que nos são mais distantes).

Considerámos que não há, da parte da hierarquia católica (confissão maioritária no país) uma estratégia de comunicação ou a proposta de uma agenda. Pelo contrário, a Igreja e as instituições religiosas em geral continuam a ser difíceis, enquanto fontes de informação. Por outro lado, os media e muitos dos que os controlam olham para o religioso como algo de desqualificado ou tratam de reduzir a sua importância. O baixo nível de debate, estudo e compreensão pública do fenómeno religioso fazem (muito d)o resto.

Pensámos, seguindo ainda a síntese do Jorge Wemans, que era importante elevar a qualidade do debate sobre o papel, função, espaço e importância do religioso. O alargamento do Religionline foi uma das ideias (a par da promoção de encontros periódicos com pessoas que ajudassem a refletir sobre a relação entre a sociedade e o fenómeno religioso).

Com este instrumento, pretendíamos chamar a atenção para notícias, comentários, opiniões, reportagens, notas ou entrevistas surgidas nos media, que explicitassem interrogações e procuras sobre o sentido da vida, a dimensão religiosa e a cultura, como se diz no subtítulo. Ao mesmo tempo, queríamos também alargar a publicação de textos de produção própria. Estamos ainda longe do ritmo desejado, mas cremos que se mantém a validade e pertinência dos objetivos.

 

António Marujo
Jornalista
In Observatório da Cultura, n.º 14 (Novembro 2010)
© SNPC | 12.11.10

Religionline

























Citação

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página