Observatório da Cultura
Apresentação de projecto

“Fazer ver o invisível”

Fazer porquê?

A Bíblia aparece-nos disseminada pelo pensamento, imaginação e quotidiano. Ela continua a ser um texto, claro. Mas também, e de um modo irrecusável, a Bíblia constitui hoje um metatexto, uma espécie de chave indispensável à decifração do real. Da filosofia às ciências políticas, da psicanálise à literatura, da arquitectura explícita das cidades ao desenho implícito dos afectos, da arte dita sacra às formas da expressão que enchem, por toda a parte, galerias, museus, escaparates: a Bíblia é um parceiro, voluntário ou involuntário, nessa comunicação global.  

Tem-se tornado justamente famosa a anotação de William Blake que chama às Escrituras judaico-cristãs «o grande códice», reconhecendo quanto a actividade simbólica e cultural do Ocidente foi ininterruptamente fecundada pelo texto e pela simbólica bíblicas. A Bíblia representa uma espécie de “atlas iconográfico”, “estaleiro de símbolos” ou “imenso dicionário”, como Claudel lhe chamou. É um reservatório de histórias, um armário cheio de personagens, um teatro do natural e do sobrenatural, um fascinante laboratório de linguagens. Desconhecer a Bíblia não é apenas uma carência do ponto de vista religioso, mas é também uma forma de iliteracia cultural, pois significa perder de vista uma parte decisiva do horizonte histórico e de sentido onde nos inscrevemos.

Alguns projectos recentes colocaram o texto Bíblico no centro da atenção criativa de alguns artistas plásticos portugueses de primeira grandeza: António Sena, Ilda David', Pedro Proença… Tem-se explorado, pelo estabelecimento de parcerias, a possibilidade de expor o trabalho deles, no âmbito da Pastoral da Cultura.

 

Fazer o quê?

Génesis
Ilda David’
Mosteiro de Tibães, Braga
Dezembro de 2006 a Fevereiro de 2007

Exposição conjunta
António Sena
Ilda David’
Pedro Proença

Mosteiro de São Vicente de Fora, Lisboa
Maio de 2007

Pentateuco
Ilda David’
Museu de Ponta Delgada, São Miguel, Açores
Setembro de 2007

 

© SNPC

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Pintura de Ilda David'

Ilda David'
Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada