Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Leitura: "Os Dominicanos em Portugal" (1216-2016)

Os oito séculos de presença da Ordem dos Pregadores em terras lusas são o tema do novo livro do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica, "Os Dominicanos em Portugal" (1216-2016).

A obra, coordenada por António Camões Gouveia, José Nunes e Paulo F. de Oliveira Fontes, fixa por escrito as comunicações das jornadas de história homónimas que decorreram em 2016, durante três momentos, em Aveiro, Vila Nova de Gaia e Lisboa, «locais marcados à evidência pelos dominicanos», lê-se na apresentação.

A iniciativa foi preparada segundo três temas de fundo: "História, Memória, Património"; "Discursos, Teologia, Espiritualidade"; "Espaços, Homens, Percursos".

«A orgânica espácio-temporal e as tríades temáticas de fixação das Jornadas são a expressão exterior da ideia de fundo que presidiu à organização científica: alteridade, mobilidade e abertura», refere o texto introdutório.

Os coordenadores exprimem o desejo de que o volume «permita a constituição de um pequeno ponto de situação de casos modelares e dê conta das ausências e vazios de investigação e, por aí, consiga constituir-se num incentivo à prossecução mais alargada e aprofundada do estudo dos Dominicanos».

"Os primórdios da presença dominicana em Portugal: 1220-1418" (Maria Leonor Ferraz de Oliveira Silva Santos), "Obediência e clausura: receção e produção femininas de um tópico definidor e persistente" (Gilberto Coralejo Moiteiro),  "Escritos de dominicanos em bibliotecas portuguesas" (Fernanda Maria Guedes de Campos) e "Reverberações da espiritualidade dominicana em Portugal" (Alexandre Freire Duarte) são alguns dos primeiros ensaios publicados no livro.

A obra prossegue com textos como "O papel das monjas na produção cultural observante: produção e aquisição de manuscritos iluminados nos mosteiros dominicanos femininos portugueses (séc. XV e XVI) (Paula Freire Cardoso Pregadores da Graça) e "Iconografia dos dominicanos na arte portuguesa dos séculos XVI e XVII: uma aproximação geral e algumas representações de casos miraculógicos" (Vitor Serrão).

Na publicação podem também encontrar-se as comunicações "Teresa de Saldanha e a vida dominicana em Portugal, no século XIX (Ir. Rita Maria do Nascimento Lourenço Nicolau), "As congregações femininas dominicanas e a educação em Portugal: do século XIX à atualidade" (Catarina Silva Nunes), "Os Dominicanos e a arquitetura religiosa no século XX: uma história, quatro capítulos (João Luís Marques; João Alves da Cunha; Paulo Miranda; Pedro Castro Cruz).

"'Dicção de Deus': Poética e ritualidade segundo José Augusto Mourão (1947-2011)" (Alfredo Teixeira) e "Gustavo Gutiérrez: um discípulo de Bartolomeu de Las Casas no mundo de hoje" (Fr. Gonçalo Pereira Diniz, op) constituem os dois últimos temas abordados.



 

SNPC
Imagem: Capa | D.R.
Publicado em 04.05.2018 | Atualizado em 10.10.2023

 

Título: Os Dominicanos em Portugal (1216-2016)
Coordenação: António Camões Gouveia, José Nunes, Paulo F. de Oliveira Fontes
Editora: Centro de Estudos de História Religiosa - Universidade Católica Portuguesa
Páginas: 314
Preço: 15,00 €
ISBN: 978-972-8361-81-5

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Impressão digital
Paisagens
Prémio Árvore da Vida
Vídeos