Papa Francisco
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Papa critica «pensamento uniforme» e aponta racionalidade alternativa que una inteligência e transcendência

O papa Francisco manifestou-se esta sexta-feira no Vaticano contra o «pensamento uniforme, o pensamento igual, o pensamento débil [e] um pensamento difuso» que não é orientado pelos critérios de Deus.

«O espírito do mundo trata-nos como se não tivéssemos a capacidade de pensar por nós próprios; trata-nos como pessoas não livres», disse na homilia da missa a que presidiu, citado pela Rádio Vaticano.

O que «o espírito do mundo não quer» é o que Cristo pede a quem nele crê: «O pensamento livre, o pensamento de um homem e de uma mulher que fazem parte do povo de Deus».

«O espírito do mundo não nos quer povo: quer-nos massa, sem pensamento, sem liberdade, apontou Francisco, que criticou as atitudes e comportamentos de acordo com os gostos pessoais - «eu penso como me apetece».

Só com a ajuda divina é possível «compreender os sinais dos tempos»: «O Espírito Santo dá-nos este presente, um dom: a inteligência para compreender, e não para que outros me digam o que se passa».

«É belo pedir ao Senhor Jesus esta graça, que nos envie o seu espírito de inteligência, para que não tenhamos um pensamento débil, não tenhamos um pensamento uniforme e não tenhamos um pensamento segundo os gostos pessoais, mas que apenas tenhamos um pensamento segundo Deus», frisou.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 29.11.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Papa FranciscoPapa Francisco

 

Ligações e contactos

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página