Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Papa Francisco: Dê a sua opinião sobre os 4 anos de pontificado

Papa Francisco: Dê a sua opinião sobre os 4 anos de pontificado

Imagem Papa Francisco | D.R.

Completa-se esta segunda-feira, 13 de março de 2017, o quarto aniversário da eleição do papa Francisco. Na página da Pastoral da Cultura já muito publicámos das suas palavras e gestos inspiradores, bem como comentários e análises, quer de especialistas como de personalidades afastadas da Igreja.

Hoje gostaríamos de ouvir a sua voz: na sua opinião, o que trouxe de positivo à Igreja e ao mundo este «papa do fim do mundo», como ele próprio se classificou? A misericórdia, a atenção às periferias, a simplicidade, o desejo de uma Igreja em saída são apenas algumas das características deste pontificado: que lhe parecem? Que pensa das transformações realizadas por Francisco, ou por ele inspiradas, na Igreja e na sociedade? Que outras marcas assinalam, no seu entender, os 48 meses deste papa? Que esperar da sua visita a Fátima, a 12 e 13 de maio, por ocasião do centenário das aparições de Nossa Senhora? Que frases ou gestos de Francisco guarda no coração? E, para o fim, deixamos a interrogação talvez mais importante: quem é Francisco para si?

Não pretende responder a estas perguntas? Não faz mal, a sua opinião, pela positiva, é bem-vinda! E pode também juntar a sua mensagem de parabéns!

A terminar, não podíamos de deixar de ecoar o pedido insistentemente feito por Francisco, e que na tarde deste domingo voltou a repetir durante a visita a uma paróquia de Roma: «Estou próximo de vós e peço-vos também para que rezeis por mim, para que o Senhor me dê vida espiritual, me faça bom, me faça um bom sacerdote para o serviço dos outros. Confio-me às vossas orações».



 

 




SNPC
Publicado em 12.03.2017 | Atualizado em 20.04.2023

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos