Papa Francisco
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Papa Francisco olha para a Ásia e acolhe convite para visitar Sri Lanka

«Acolho o convite para visitar o Sri Lanka», disse este sábado o papa Francisco num encontro que decorreu no Vaticano com a comunidade da ilha do Índico, antiga Ceilão, residente em Itália.

No encontro que decorreu na basílica de S. Pedro, Francisco referiu-se às belezas naturais da ilha, a que uma missão portuguesa chegou em 1505, a par do conflito armado que até 2009 opôs os separatistas dos Tigres Tamil e o regime de Kotte, guerra que causou 80 mil mortos e centenas de milhares de deslocados.

«Diz-se que a pérola é formada pelas lágrimas da ostra; infelizmente, muitas lágrimas foram derramadas nos últimos anos por causa do conflito interno que provocou tantas vítimas e causou tantos estragos», disse Francisco, citado pelo portal de notícias da Santa Sé.

A peregrinação foi motivada pelos 75 anos da consagração à Virgem, em 1940, um ano após o início da II Guerra Mundial, quando o arcebispo de Colombo, antiga capital, fez o voto de construir um santuário mariano se a ilha fosse poupada à invasão estrangeira, o que veio a acontecer. A igreja, edificada em Tewatte, foi consagrada há quatro décadas.

«Não é fácil, eu sei, curar as feridas e colaborar com o adversário de ontem para construir juntos o amanhã, mas é o único caminho que nos dá esperança de futuro, esperança de desenvolvimento e esperança de paz. Por isso, asseguro-vos que tendes um lugar particular na minha oração», afirmou Francisco.

Depois de pedir aos cingaleses presentes na basílica para entoarem cantos tradicionais, um de expressão cingalesa e outro tamil, o papa deixou a basílica com um pedido: «Rezai por mim, não vos esqueceis».

O Sri Lanka tem cerca de 20 milhões de habitantes, dos quais 74% são cingaleses, e destes a maioria é budista, 18% tamil, principalmente hindus, 8% de crentes do Islão, e 7% de católicos, compostos por membros das comunidades cingalesa e tamil.

Nas últimas semanas o porta-voz da Sala de Imprensa do Vaticano confirmou que está em estudo uma viagem às Filipinas, que poderá incluir o Sri Lanka.

O Vaticano confirmou a também a intenção de Francisco visitar a Coreia do Sul, possivelmente em agosto, embora não tenham sido até agora avançadas datas.

O programa poderá incluir Seul, em cuja arquidiocese vão ser ordenados 26 diáconos, 38 padres e dois bispos, a par da diocese de Daejeon, onde de 17 a 17 de agosto decorrerá a jornada asiática da juventude.

Este sábado o Vaticano anunciou a beatificação de 124 mártires coreanos dos séculos XVIII e XIX, desconhecendo-se pormenores da data e local da celebração.

Foto Vaticano, 8.2.2014. Foto: AP Photo/Alessandra Tarantino

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 08.02.14

Redes sociais, e-mail, imprimir

FotoPapa Francisco
Encontro com comunidade
do Sri Lanka
Vaticano, 8.2.2014
Foto: REUTERS/Alessandro Bianchi

 

Ligações e contactos

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página