Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Papa Francisco envia mensagem para o Dia Mundial do Livro

O papa, através da Secretaria de Estado da Santa Sé, enviou uma carta no contexto do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, instituído em 1996 pela UNESCO, que se assinala a 23 de abril.

Francisco expressa o desejo de que a data «possa constituir a ocasião para uma tomada de consciência mais plena sobre o significado que o livro, e mais em geral a leitura, reveste para a construção de um mundo e de uma sociedade mais justa e fraterna».

A missiva foi enviada ao presidente do Centro para o Livro e a Leitura italiano, em resposta a um pedido por este remetido ao papa em que pedia «um sinal da proximidade» de Francisco em relação à data.

«Receber uma mensagem do papa enche-nos de alegria. Para nós este gesto tem um grande valor», vincou Romano Montroni em reação à carta, acrescentando que «para fazer compreender a importância da leitura são precisas testemunhas de grande espessura que tenham credibilidade humana e institucional».

«O papa Francisco é uma dessas [testemunhas]. As suas palavras de encómio ao valor da leitura são muito mais incisivas quando comparadas com qualquer publicidade ou iniciativa», frisou.

A data do Dia Mundial da Leitura evoca a morte, a 23 de abril de 1616, dos escritores Miguel de Cervantes, William Shakespeare e Inca Garcilaso de la Vega.



 

Luisa Urbani
In Vatican News
Trad. / edição: SNPC
Imagem: anpet2000/Bigstock.com
Publicado em 23.04.2018

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos