Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Papa Francisco recebe crianças filhas de reclusas

Imagem Papa Francisco e cardeal Gianfranco Ravasi na iniciativa "Comboio das Crianças" | D.R.

Papa Francisco recebe crianças filhas de reclusas

A edição de 2015 do "Comboio das Crianças", iniciativa do Átrio dos Gentios, plataforma do Vaticano para o diálogo entre crentes e não crentes, vai levar dezenas de crianças filhas de reclusas até ao papa Francisco.

A composição chegará à estação do Vaticano a 30 de maio, depois de recolher crianças de Roma, Civitavecchia, Latina, Bari e Trani, refere a página do Átrio dos Gentios, iniciativa coordenada pelo Pontifício Conselho da Cultura.

Este ano, o Átrio das Crianças «quer oferecer aos mais pequenos que vivem com as suas mães um quotidiano feito de cárcere e afastamento dos outros irmãos, e àqueles que vivem a separação da sua mãe detida» um dia para se «evadirem» da realidade que são obrigados a experimentar, explica a mesma fonte.

«O comboio chegará à estação do Vaticano pelas 10h40 [menos uma hora em Portugal continental] e os pequenos com os seus acompanhantes chegarão à sala "Nervi", onde ao meio-dia em ponto acolherão o papa Francisco», assinala o site do Átrio dos Gentios,.

As crianças levarão a Francisco papagaios coloridos, de acordo com o tema desta jornada, o "Voo", «símbolo das possíveis passagens entre o interior da prisão, onde vivem as mães, e o exterior onde estão os filhos», escreve o cardeal Gianfranco Ravasi, presidente do Pontifício Conselho da Cultura.

O projeto "Comboio das Crianças", que se realiza pelo terceiro ano consecutivo, conta com a parceria da companhia de caminhos de ferro "Ferrovie dello Stato", que cede a composição.

O Átrio dos Gentios agradece ao Ministério da Justiça de Itália e a duas empresas que patrocinam a iniciativa, por permitirem dar aos mais frágeis da sociedade instrumentos culturais, alternativa à pobreza social que vivem, e de os presentear, no plano pedagógico, com o encontro e a mudança.

Em 2014, alunos de escolas primárias de Nápoles e Roma em risco de abandono escolar tiveram a oportunidade de visitar catacumbas de Priscilla, em Roma, e de S. Gennaro, na cidade napolitana, após um percurso didático e cultural introdutório.

No último dia de maio do ano passado, um comboio conduziu as crianças a Roma para se encontrarem com o papa, visitarem a Santa Sé e também o Coliseu, à semelhança do que aconteceu em 2013, quando Francisco recebeu cerca de três centenas de crianças de Milão, Bolonha e Florença na estação de caminhos de ferro do Vaticano.

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 18.05.2015

 

 

 
Imagem Papa Francisco e cardeal Gianfranco Ravasi na iniciativa "Comboio das Crianças" | D.R.
As crianças levarão a Francisco papagaios coloridos, de acordo com o tema desta jornada, o "Voo", «símbolo das possíveis passagens entre o interior da prisão, onde vivem as mães, e o exterior onde estão os filhos»,
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos