Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Papa pede ao presidente do Brasil para poupar pobres de preço «amargo» de «soluções fáceis»

Papa pede ao presidente do Brasil para poupar pobres de preço «amargo» de «soluções fáceis»

Imagem D.R.

O papa pediu ao presidente do Brasil, Michel Temer, para poupar os necessitados de medidas que agravem a sua situação, mesmo sabendo que «a crise que o país enfrenta não é de simples solução, uma vez que tem raízes sócio-político-económicas».

«Porém não posso deixar de pensar em tantas pessoas, sobretudo nos mais pobres, que muitas vezes se veem completamente abandonados e costumam ser aqueles que pagam o preço mais amargo e dilacerante de algumas soluções fáceis e superficiais para crises que vão muito além da esfera meramente financeira», assinala Francisco na missiva, de que a página da Globo revela excertos.

Citando a primeira exortação apostólica que escreveu, “A alegria do Evangelho”, o papa acentua que não se pode «confiar nas forças cegas e na mão invisível do mercado”, e recorda que o crescimento equitativo exige algo do que o crescimento económico, embora não compita «à Igreja nem ao Papa dar uma receita concreta para resolver algo tão complexo».

A mensagem de Francisco responde à missiva enviada por Michel Temer em 2016, na qual o presidente convidou formalmente o papa para visitar o Brasil, no contexto das comemorações dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do país.

Depois de informar que, devido à agenda intensa, não poderia visitar o Brasil, que visitou em 2013, poucos meses após a eleição, para as Jornadas Mundiais da Juventude, o papa ressaltou o pedido feito a Nossa Senhora Aparecida quando inaugurou a imagem nos jardins do Vaticano.

Na ocasião, ocorrida o ano passado, Francisco pediu à Virgem Maria para que continuasse a proteger a população, na sequência do processo que destituiu a anterior presidente, Dilma Roussef.

«Convido-vos a rezar a fim de que Ela continue a proteger todo o Brasil, o povo brasileiro, neste momento triste; que proteja os mais pobres, os descartados, os idosos abandonados, os meninos de rua; que ampare os descartados e os que estão nas mãos dos exploradores de todo tipo; que salve o povo com a justiça social e com o amor de Jesus Cristo, seu Filho», rezou o papa a 3 de setembro.

«Peçamos com amor por todo o povo brasileiro, que Ela, Mãe, abençoe. Foi encontrada pelos pobres trabalhadores: que hoje seja encontrada por todos, de modo especial por aqueles que têm necessidade de trabalho, de educação, por quantos estão privados de dignidade», acrescentou Francisco.



 

SNPC
Fonte: Globo
Publicado em 18.04.2017

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos