Papa Francisco
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Papa Francisco vai receber imagem da padroeira do Brasil

O papa vai receber uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, durante a viagem ao país, onde chega no dia 22 para participar na Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro.

O presente vai ser entregue no Santuário de Aparecida, estado de S. Paulo, mas a imagem virá do Sul de Minas Gerais, esculpida por um santeiro de Campanha: Paulo Henrique Ferreira Pinto, mais conhecido como Sodêm.

Para criar as linhas suaves e delicadas que detalham as imagens, recorre ao possível e ao improvável: «Eu improviso algumas ferramentas com o guarda-chuva, para fazer alguns detalhes».

Assim surgem anjos barrocos, São Judas Tadeu e Jesus Cristo. Mas o forte de Sodêm são as imagens de Nossa Senhora Aparecida.

Entre as muitas encomendas feitas pelo bispo auxiliar de Aparecida, Paulo Henrique recebeu, há dois meses, uma que o deixou em alvoroço: «Ele falou que era um pedido especial, que não era para ficar nervoso».

FotoPaulo Henrique Pinto. Foto: Globo

A imagem que está em Aparecida é semelhante à que será entregue ao papa. Também de cedro e com 40 cm, demorou dois dias a ser feita, e os detalhes são os mesmos, tanto nas mãos, quanto no rosto e os anjos aos pés da santa.

«Todo mundo quer a imagem do papa», conta o escultor que tem 40 anos de atividade.

Francisco visitará o Santuário de Aparecida a 24 de julho, presidindo à missa na basílica.

FotoConstrução de palco para a Jornada Mundial da Juventude, Praia de Copacabana, Rio de Janeiro. Foto: REUTERS/Sergio Moraes

 

News.va | Com SNPC
11.07.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

FotoImagem de Nossa Senhora Aparecida
que vai ser oferecida ao papa

 

Ligações e contactos

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página