Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Parece mentira "Portugal ganhar o Europeu", e outros imprevistos, no encontro Fé e Cultura

Parece mentira "Portugal ganhar o Europeu", e outros imprevistos, no encontro Fé e Cultura

Imagem

O selecionador da equipa nacional de futebol, Fernando Santos, e o mestre em Ciência e Política e cronista Henrique Raposo são alguns dos intervenientes na 27.ª edição do encontro Fé e Cultura, que decorre a 1 de abril, em Coimbra.

Ao longo do dia serão refletidas questões «que o Papa Francisco tem posto na agenda da Igreja – e de todas as pessoas de boa vontade que o escutam», para assim «dar um contributo para a preparação da sua visita a Fátima», a 12 e 13 de maio.

A iniciativa, sob o tema "Verdade ou mentira?", começa às 9h30 com as boas-vindas, pelo padre jesuíta Nuno Branco, seguindo-se, meia hora depois, "O dia das mentiras", por Vasco Pinto Magalhães, igualmente sacerdote da Companhia de Jesus.

O programa prossegue às 10h30 com o painel "Parece mentira...", com "Um papa jesuíta" (Aura Miguel, jornalista da Renascença), "Portugal ganhar o Europeu" (Fernando Santos) e "Trump, Brexit, and all that..." (David Dinis, diretor do jornal"Público").

Pelas 12h00 arrancam as "Oficinas da Manhã", divididas em três espaços: "Família" (Claudia Assis Teixeira e Roberto Branco, Catarina e Pedro Portela), "Economia" (João Pedro Tavares, António Faria Lopes) e "Ecologia" (João e Jacinta Paiva, João Nunes).

Nova sessão de "Oficinas" tem início marcado para as 15h30, com "Evangelização" (Teresa Olazabal, Vasco R. Garcia, Guilherme Tomé Ribeiro), "Educação" (Luís Ferreira do Amaral, sj, Joaquim Azevedo) e "Mudança" (Lourenço Almeida Brito, Henrique Raposo).

O segundo painel "...Mas é verdade!", conta com os temas "em Coimbra" (P. Nuno Santos,  reitor do Seminário Maior de Coimbra, Pré-Seminário e Secretariado Diocesano da Pastoral das Vocações), "em Portugal" (João Taborda da Gama, jurisconsulto, advogado, cronista), "no Mundo" (Rui Marques, ativista, político) e "Refletir para tirar proveito..." (Clara Almeida Santos, vice-reitora da Universidade de Coimbra).

O encontro Fé e Cultura, que procura «dar voz às preocupações da Igreja e da sociedade civil do tempo», é organizado e acolhido pelo Centro Universitário Manuel da Nóbrega, ligado à Companhia de Jesus. As inscrições já estão abertas.









 

SNPC
Publicado em 03.03.2017 | Atualizado em 10.10.2023

 

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Impressão digital
Paisagens
Prémio Árvore da Vida
Vídeos