Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Diocese de Aveiro

Grupo de jovens da paróquia de Avanca criou festival de cinema que está hoje na agenda internacional

Nasceu em 1997 da iniciativa de um grupo de jovens paroquial, e desde então anima, todos os meses de julho, a pequena freguesia de Estarreja, inscrevendo-a numa rota cinematográfica que extravasa fronteiras geográficas.

De 24 a 29 de julho, o festival de cinema de Avanca reúne filmes, profissionais da Sétima e de outras artes em projeções, debates, workshops, conferências e outras atividades paralelas, contando com a participação da Universidade de Aveiro, além de instituições internacionais com que vem fomentando uma cultura de proximidade.

Nesta edição, Macau é uma presença forte com doze cineastas, de entre os quais os autores de "Macau, Love in the City", longa metragem que combina diferentes narrativas para oferecer um olhar multifacetado sobre a sua atualidade. Uma presença que vem dar sequência à edição do ano passado, em que a cinematografia de Macau causou surpresa, estreitando laços entre duas regiões geograficamente distantes, mas culturalmente muito próximas. Por seu lado, a sessão "Made Short Films" apresenta sete curtas metragens de origem macaense.

Ainda no âmbito das curtas, desta vez nacionais, concorrem ao Prémio Estreia Mundial Curta doze trabalhos de realizadores portugueses, em registos bem diversificados.

Da Secção Oficial concorrente ao Prémio Estreia Mundial Longa, farão parte cinco filmes oriundos da Bélgica, Argentina, Irão e Lituânia, havendo ainda duas secções dedicadas a outros formatos: obras feitas para televisão e vídeo, num total de dezasseis filmes que fazem eco da cinematografia de países tão diversos como o Canadá, Holanda, Azerbaijão, Ucrânia, Rússia ou Suíça.

Na secção Prémio Cinema, serão quase duas dezenas os filmes a contemplar nestes dias de Avanca, também eles de países estrangeiros. Finalmente mas igualmente importante, o Prémio Competição Avanca, inteiramente dedicado à cinematografia nacional, observa sete longas metragens de ficção, cinco documentários e mais de uma dezena de trailers.

A iniciativa decorre no Auditório Paroquial de Avanca, Auditório da Junta de Freguesia, Sala Multimeios da Escola Egas Moniz e Espaço Feira Gastronómica, com sessões ao ar livre.

Uma oportunidade única no ano para conhecer a vitalidade de uma região, de uma comunidade, e do cinema nacional e estrangeiro, neste festival de características especiais com uma história alicerçada no espírito empreendedor de uma paróquia.

Em Avanca, Encontros Internacionais de Cinema, Vídeo, Televisão e Multimédia a não perder, até 29 de Julho!

 

Margarida Ataíde
Grupo de Cinema do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura
In Agência Ecclesia | Com SNPC
27.07.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Imagem

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página