Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Literatura: Paróquia convida escritores para apresentar os seus livros

João de Melo, Ana Margarida de Carvalho, Clara Ferreira Alves, Fernando Pinto do Amaral, Valério Romão e Tiago Patrício são os escritores convidados para a terceira edição do Clube de Leitura dos amigos da Biblioteca de S. Tomás de Aquino.

Pela primeira vez nesta iniciativa, os autores vão estar presentes nas sessões para falar das suas obras e comentar as perspetivas suscitadas nos leitores.

O projeto oferece uma «dupla oportunidade»: «A da leitura atenta de obras sobre nós e os nossos dias, com a promessa de poder conversar com os autores dos livros», realça uma nota enviada ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

Os encontros assumem-se como «conversas sérias, mas amenas» sobre livros que «ajudam a pensar sobre o mundo e, porventura, a percebê-lo um bocadinho melhor».

A primeira sessão realiza-se a 7 de novembro, às 14h30, contando com João de Melo para conversar sobre o livro de 18 contos “Os navios da noite” (D. Quixote, 2016, 336 págs.).

O programa prossegue a 5 de dezembro, às 21h00, com Ana Margarida de Carvalho, que orienta o encontro à volta de “Não se pode morar nos olhos de um gato” (Teorema, 2016, 352 págs.).

“Pai Nosso”, de Clara Ferreira Alves (Clube do Autor, 2015, 476 págs.) é a proposta para o primeiro encontro de 2019, no mês de janeiro, em data a anunciar, seguido da poesia de Fernando Pinto do Amaral, com “Manual de cardiologia” (D. Quixote, 2016, 112 págs.), a 26 de fevereiro, às 21h00

A 9 de abril, às 21h00, os leitores conhecem Valério Romão e “Autismo” (Abysmo, 2012, 384 págs.) e na última sessão, a 28 de maio, à mesma hora, Tiago Patrício apresenta “Mil novecentos e setenta e cinco” (Gradiva, 2013, 440 págs.).

Como nas temporadas anteriores, dedicadas à “Família” e ao tema “Este livro deu um filme”, os encontros realizam-se na biblioteca da paróquia de S. Tomás de Aquino, com a «duração aproximada de 1h30».

O Clube de Leitura é coordenado por Inês Espada Vieira, investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da Universidade Católica e coordenadora da licenciatura em Línguas Estrangeiras Aplicadas.


Imagem D.R.

 

Rui Jorge Martins
Imagem: Clara Ferreira Alves | D.R.
Publicado em 24.10.2018

 

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos