Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Bento XVI ao mundo da cultura

"Fazei coisas belas, mas sobretudo tornai as vossas vidas lugares de beleza"

Bento XVI defendeu esta 4.ª feira no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, que o conflito entre “presente e tradição”, na sociedade actual, levou a uma “crise da verdade”.

Falando perante representantes do mundo cultural português no segundo dia da sua visita ao país, o Papa referiu que “a missão ao serviço da verdade” é “irrenunciável” para a Igreja.

“Para uma sociedade composta na sua maioria por católicos e cuja cultura foi profundamente marcada pelo cristianismo, é dramático tentar encontrar a verdade sem ser em Jesus Cristo”, observou Bento XVI.

O Papa afirmou que “a dinâmica da sociedade absolutiza o presente, isolando-o do património cultural do passado e sem a intenção de delinear um futuro”.

FotoGetty Images

Este conflito entre tradição e presente “exprime-se na crise da verdade, pois só esta sabe orientar e traçar o rumo da existência realizada, como indivíduo e como povo”.

Bento XVI sublinhou que, neste contexto, a Igreja tem de aprender “a estar no mundo", levando a sociedade a perceber que a "proclamação da verdade" abre "horizontes novos de futuro, de grandeza e dignidade”.

FotoLusa

Este diálogo deve acontecer “sem ambiguidades” e respeitando “as partes nele envolvidas”, algo que o Papa considerou “uma prioridade para o mundo de hoje, à qual a Igreja não se subtrai”.

Lembrando a realização do Concílio Vaticano II, Bento XVI disse que “a partir de uma renovada consciência de tradição católica”, a Igreja confronta-se com “as críticas que estão na base das forças que caracterizaram a modernidade, ou seja, a Reforma e o Iluminismo”.

FotoReuters

“A Igreja sente como sua missão prioritária, na cultura actual, manter desperta a busca da verdade e, consequentemente, de Deus; levar as pessoas a olharem para além das coisas penúltimas e porem-se à procura das últimas”, apontou.

Bento XVI citou uma passagem do seu discurso no encontro com os artistas, no Vaticano (21 de Novembro de 2009), no qual os convidada a não ter “medo” de se confrontarem “com a fonte primeira e última da beleza, de dialogar com os crentes”.

FotoGetty Images

Aos artistas presentes, o Papa deixou um apelo final: “Fazei coisas belas, mas sobretudo tornai as vossas vidas lugares de beleza”.

 

Octávio Carmo
In Agência Ecclesia
Fotografia: Bento XVI em Lisboa (CCB), 12.5.2010
16.05.10

Foto
Getty Images

 

Ligações e contactos

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2010: Diocese de Beja. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.