Projeto cultural
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBreves Arquivo

Prémio de Cultura Georges Lemaître 2009

No Ano Internacional da Astronomia 2009, o Centro Cultural de Lisboa Pedro Hispano irá atribuir o «Prémio de Cultura Georges Lemaître 2009», no qual se procura destacar um trabalho original entre a pluralidade das expressões artísticas, culturais e científicas, onde se expresse o espanto que nasce no Homem ao constatar a beleza fascinante da imensidão do cosmos e a capacidade da sua razão de conhecimento desta realidade, ou seja, a aventura da sua compreensão.

O Prémio distinguirá um trabalho original de um aluno ou de um conjunto de alunos, do espaço português, com idades compreendidas entre os 15 e os 20 anos inclusive. Os trabalhos deverão ser entregues entre 1 de Setembro e 30 de Novembro de 2009. Os vencedores serão anunciados até ao fim deste ano.

As modalidades dos trabalhos são as seguintes: trabalho científico (máximo de 15 páginas); obra de artes plásticas (memória descritiva com um máximo de 5 páginas acompanhada da obra de artes plásticas); composição musical (memória descritiva com um máximo de 5 páginas, acompanhada por pauta musical e/ou suporte digital contendo execução da peça); texto literário (máximo de 15 páginas); texto de investigação histórica (máximo de 15 páginas).

Regulamento

O júri do Prémio é constituído pelas seguintes personalidades: Isabel Maria Alçada Cardoso (Presidente do Júri) (Presidente do Centro Cultural de Lisboa Pedro Hispano); Henrique Sousa Leitão (Centro de História da Ciência da Universidade de Lisboa); Rui Agostinho
(Director do Observatório Astronómico de Lisboa); Jorge Buescu (Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa); Carlos Pontes Leça (Consultor do Serviço de Música da Fundação Calouste Gulbenkian); Pintor Manuel da Costa Cabral (Director do Serviço de Belas Artes da Fundação Calouste Gulbenkian); Maria Vitalina Leal de Matos (Professora Catedrática de Literatura Românica da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa).

Georges-Henri Édouard Lemaître (17.7.1894, Charleroi – 20.6.1966, Lovaina) foi um dos mais importantes astrofísicos e cosmólogos do século XX, autor da teoria do «Big Bang» sobre a origem do Universo. Ordenado sacerdote católico em 1923, continuou a sua actividade científica como investigador e docente: ensinou mecânica e métodos matemáticos na Universidade de Lovaina. A sua solução das equações de Einstein foi um ponto de referência importante para a compreensão da expansão do Universo. Em 1933, formulou a hipótese do nascimento do universo a partir de um «átomo primordial», hipótese que constitui a primeira versão da teoria do «Big Bang». De 1960 a 1966 foi Presidente da Academia Pontifícia das Ciências.

 

Isabel Alçada Cardoso | rm
© SNPC | 29.05.09

Cartaz

 

Ligações e contactos
Informações sobre o Regulamento do Prémio (Centro Cultural de Lisboa Pedro Hispano): 91 725 07 25; correio electrónico

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

5ª Jornada da Pastoral da Cultura. Inscreva-se.

 


 

Mais artigos

Mais vistos

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página