Pedras angulares
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Meditação

Manifestemos uns para com os outros a bondade de Deus

Reconhece de onde te vem a existência, a respiração, a inteligência, a sabedoria e, acima de tudo, o conhecimento de Deus, a esperança do reino dos Céus e a contemplação da glória que, no tempo presente, é ainda imperfeita, como num espelho e em enigma, mas que há-de ser um dia mais plena e mais pura; reconhece de onde te vem a graça de seres filho de Deus, herdeiro como Cristo, e, para falar com maior ousadia, de teres sido elevado à condição divina. De onde e de quem te veio tudo isto?

Ou então – e queremos referir-nos também aos dons menos importantes e que podemos ver com os nossos olhos – de quem te vem a felicidade de poder contemplar a beleza dos céus, o curso do sol, a órbita da lua, o número imenso das estrelas e a ordem harmoniosa que se manifesta no firmamento como numa lira?

ImagemParábola do rico e de Lázaro (Leandro Bassano)

Quem te dá a chuva, a fertilidade dos campos, os alimentos, as artes, as casas, as leis, a sociedade, a vida tranquila e civilizada, a amizade e a alegria da vida familiar?

A quem deves o poder dispor dos animais, os domésticos para teu serviço e os outros para teu alimento?

Quem te constituiu senhor e rei de todas as coisas que há sobre a face da terra?

E, porque não é possível enumerar uma por uma todas as coisas, pergunto finalmente: quem deu ao homem tudo aquilo que o faz superior a todos os outros seres vivos?

ImagemParábola do rico e de Lázaro

Porventura, não foi Deus? Pois bem. Agora, o que Ele te pede em compensação por tudo, e acima de tudo, é o teu amor. Depois de tantos benefícios recebidos e de tantos outros que esperamos ainda, não teremos vergonha de Lhe negar a única retribuição que pede, o amor para com Ele e para com o próximo? Se Ele, que é Deus e Senhor, não Se envergonha de ser chamado nosso Pai, ousaremos nós fechar o coração aos nossos irmãos?

Não, meus irmãos e amigos, não sejamos maus administradores dos bens que a misericórdia divina nos concedeu, se não queremos merecer a repreensão de Pedro: “Tende vergonha, vós que vos apoderais do que não é vosso; imitai a bondade de Deus, e assim ninguém será pobre”.

ImagemParábola do rico e de Lázaro (Codex Aureus de Echternach)

Não nos preocupemos em acumular e conservar riquezas, enquanto outros sofrem necessidade, para não merecermos aquelas duras e ameaçadoras palavras do profeta Amós: “Escutai, vós que dizeis: ‘Quando passará a lua nova para vendermos o trigo, e o sábado para abrirmos os celeiros?’”.

Imitemos aquela suprema e primordial lei de Deus, que faz chover sobre justos e pecadores e faz nascer o sol igualmente para todos; que oferece a todos os animais terrestres os campos, as fontes, os rios e as florestas; que dá ás aves a amplidão dos céus e aos animais aquáticos a vastidão das águas; que proporciona a todos liberalmente os meios necessários para a sua subsistência, sem restrições, sem condições, sem fronteiras; que tudo põe em comum à disposição de todos eles, com abundância e generosidade, sem que nada lhes falte. Assim procede Deus para com as suas criaturas, a fim de conceder a cada um os bens de que necessita segundo a sua natureza e dignidade, e manifestar a todos a magnificência da sua bondade.

 

S. Gregório de Nazianzo (c. 330-390)
© SNPC | 22.02.10

Parábola de Lázaro e do homem rico

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página