Papa Francisco
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Perseguições aos cristãos são causadas por mundo que «não tolera o anúncio do Evangelho», aponta papa Francisco

O papa Francisco frisou esta terça-feira no Vaticano que as «perseguições» aos cristãos acontecem atualmente «porque o mundo não tolera a divindade de Cristo», «não tolera o anúncio do Evangelho» nem «tolera as bem-aventuranças».

Os ataques aos cristãos «com a palavra, as calúnias, as coisas que diziam dos cristãos nos primeiros séculos, as difamações, a prisão» são hoje «facilmente» esquecidas, afirmou na homilia da missa a que presidiu, revela a Rádio Vaticano.

«Pensemos em tantos cristãos, há 60 anos, nos campos, nas prisões dos nazis, dos comunistas: tantos. Por serem cristãos. Ainda hoje. "Mas hoje temos mais cultura e não existem essas coisas". Existem! E eu digo-vos que hoje há mais mártires do que nos primeiros tempos da Igreja», vincou Francisco.

As palavras do papa basearam-se no trecho do Evangelho proclamado nas missas desta terça-feira (cf. Artigos relacionados), em que os apóstolos perguntam a Jesus o têm a ganhar depois de terem deixado família e posses, obtendo como resposta que os seus bens seriam multiplicados por cem, o mesmo acontecendo às perseguições que haveriam de sofrer.

«[Os cristãos] são condenados porque têm uma Bíblia. Não podem fazer o sinal da cruz. E esta é a estrada de Jesus. Mas é uma estrada de alegria, porque o Senhor nunca nos prova para além das nossas capacidades. A vida cristã não é lucro comercial, não é fazer carreira: é simplesmente seguir Jesus», apontou.

«Pensemos se temos dentro de nós o desejo de ser corajosos no testemunho de Jesus. Pensemos também - far-nos-á bem - nos muitos irmãos e irmãs que hoje - hoje! - não podem rezar juntos porque são perseguidos; não podem ter o livro dos Evangelhos ou uma Bíblia porque são perseguidos», acrescentou.

Francisco evocou também os cristãos que não podem celebrar a Eucaristia «porque é proibido» e lembrou os padres que, ocultamente, se juntam à comunidade, «fingem que estão à mesa a beber chá e ali celebram a missa»: «Isto acontece hoje».

A lembrança dos cristãos «humilhados e perseguidos» foi acompanhada pela citação de uma das bem-aventuranças: "Felizes sereis quando vos insultarem, quando fordes perseguidos por causa do meu nome».

Com efeito, logo após o início da pregação dos apóstolos, no seguimento da ressurreição de Cristo e do Pentecostes, «começaram as perseguições» com a prisão de Pedro e a morte de Estêvão, o primeiro de «tantos discípulos até ao dia de hoje».

«Esta é a estrada daquele que quer seguir Jesus, porque é a estrada que Ele fez: Ele foi perseguido. É a estrada do rebaixamento», salientou.

 

Rádio Vaticano
Trad./redação: SNPC/rjm
© SNPC | 04.03.14

Redes sociais, e-mail, imprimir

FotoFoto: D.R.

 

Ligações e contactos

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página