Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Dia da Universidade Católica Portuguesa

Portugal não vai longe sem «renovação cultural», diz cardeal-patriarca

«Uma nova etapa de civilização e de organização da sociedade precisa de profundidade cultural. (…) Ou somos capazes de uma profundidade cultural, eu diria de uma renovação cultural, ou não iremos longe», considera o cardeal-patriarca.

A declaração de D. José Policarpo foi proferida esta sexta-feira, no Porto, durante a sessão solene do Dia Nacional da Universidade Católica Portuguesa, de que é magno chanceler.

«As universidades, pela clareza do seu saber, têm um papel absolutamente importante e a Universidade Católica, em nome da Igreja, tem um papel importante nessa transformação cultural», frisou o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, citado pela Renascença.

O responsável afirmou ainda que no atual «momento difícil e exigente da sociedade», que atinge de «modo particular» a Universidade Católica, «é preciso lucidez de análise, coragem e prudência nas decisões, a ousadia de saber imaginar o futuro».

A Universidade Católica Portuguesa, instalada em Lisboa, Porto, Braga e Viseu, concedeu graus a mais de 20 mil alunos nos seus 46 anos de existência.

Os ofertórios das missas referentes ao primeiro domingo de fevereiro, Dia Nacional da Universidade Católica, devem reverter para bolsas destinadas a estudantes da Faculdade de Teologia.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 02.02.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

FotoD. José Policarpo

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página