Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Diocese de Aveiro

"Portugal tem futuro": Adriano Moreira reflete sobre o país e a Igreja

Adriano Moreira, politólogo, antigo deputado e professor universitário, distinguido pela Igreja católica em Portugal com o Prémio Árvore da Vida – Padre Manuel Antunes, é o orador convidado da conferência “Portugal tem futuro”.

«Que desafios são lançados a um país que parece lesar os mais fragilizados e onde a palavra de ordem continua a ser “austeridade e sacrifício” especialmente para as classes média e baixa, deixando aos poderosos uma franja cada vez mais ampla de poder económico?», questionam os organizadores do encontro, que se realiza a 4 de junho, em Aveiro.

«Como falar de futuro a uma nação com um dos índices de natalidade mais baixos da Europa e dos mais elevados na camada envelhecida? Que futuro para um Estado que vive da subsidiodependência, deixando afundar cada vez mais o conceito de trabalho e dignidade?», são algumas das inquietações apontadas pelo promotor da conferência, o Instituto Superior de Ciências Religiosas aveirense.

No que diz respeito à Igreja, o que se pode esperar «e que conceito testemunhal de contracorrente promover? Haverá, num universo de incertezas económicas e sociais, lugar para a certeza última da fé?».

A sessão, integrada no ciclo “Tertúlias à Quarta”, começa às 21h00 no Centro Universitário Fé e Cultura, instalado no recinto da Universidade de Aveiro, e tem entrada livre e gratuita.

Na cerimónia de entrega do Prémio Árvore da Vida a Adriano Moreira, realizada em junho de 2009 em Fátima, o bispo D. Manuel Clemente, atual patriarca de Lisboa, sublinhou a «persistência criativa» com que consolidou em Portugal a «valorização essencial das coisas, pessoais e coletivas».

«Essas mesmas que, ensaiadas no passado, nos esperam agora no futuro. Assim tenhamos todos alguma da sua envergadura “trasmontana”, que não parte nem desiste», concluiu o então presidente da Comissão Episcopal da Cultura.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 13.05.14

Redes sociais, e-mail, imprimir

Adriano MoreiraAdriano Moreira
Foto: SNPC

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página