Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Portugal

Prémio Gulbenkian 2012 atribuído à última orquestra que tocou para o papa

A West-Eastern Divan, a última orquestra a tocar para o papa, foi distinguida com o Prémio Calouste Gulbenkian 2012 pelo «inestimável contributo» para «o diálogo e a aproximação no Médio Oriente, mas também para a educação e o desenvolvimento dos dois povos».

A orquestra, composta por jovens israelitas e árabes, foi fundada em 1999 pelo intelectual palestiniano exilado Edward Saïd, falecido em 2003, e Daniel Barenboim, atual diretor.

A 11 de julho, dia em que a Igreja Católica celebra a festa de São Bento, padroeiro da Europa, Bento XVI assistiu na sua residência de verão, em Castel Gandolfo, próximo do Vaticano, a um concerto em sua honra interpretado pela West-Eastern Divan Orchestra.

Na nota de imprensa alusiva ao concerto, a que também assistiu o presidente da República Italiana, Giorgio Napolitano, recordava-se o empenho do papa «no diálogo entre judeus, cristãos e muçulmanos».

FotoBento XVI com Giorgio Napolitano e a sua esposa antes do início do concerto em Castel Gandolfo (Reuters Pictures)

Barenboim, maestro e pianista judeu nascido na Argentina, que juntou recentemente o passaporte palestiniano à nacionalidade israelita, atuou em 2007 em Lisboa com a West-Eastern Divan Orchestra no Grande Auditório da Fundação Gulbenkian.

FotoAP Photo

Nesse ano conduziu um concerto na Faixa de Gaza, uma estreia na música clássica para aquele território, depois de ter furado o bloqueio israelita ao enclave, entrando pela fronteira egípcia, juntamente com músicos de orquestras europeias. Antes, em 2005, dirigiu um concerto pela primeira vez em Ramallah, na Cisjordânia, no ano de 2005.

FotoGetty Images

Em julho a orquestra tem atuações previstas no Festival de Salzburgo, na Áustria.

O prémio, no valor de 250 mil euros, é «atribuído a uma instituição ou a uma pessoa, portuguesa ou estrangeira, que se tenha distinguido pelo seu papel na defesa dos valores essenciais da condição humana», indica um comunicado divulgado esta quarta-feira pela Gulbenkian.

FotoDaniel Barenboim (AP Photo)

O júri, presidido por Jorge Sampaio, anterior presidente da República, incluiu o antigo presidente de Cabo Verde, Pedro Pires, a princesa Rym Ali da Jordânia, fundadora do Jordan Media Institute, e o reitor da Universidade de Lisboa, António Sampaio da Nóvoa, entre outras personalidades.

FotoBento XVI, Giorgio Napolitano e mulher (AP Photo)

 

Rui Jorge Martins / Público
Fotografias: Concerto da West-Eastern Divan Orchestra em honra de Bento XVI, 11.6.2012
© SNPC | 25.07.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

Foto
Getty Images

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2012: Nuno Teotónio Pereira. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.