Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Prémio Terras Sem Sombra distingue cantor lírico italiano, investigador angolano e Associação dos Arqueólogos Portugueses

A edição de 2013 do Prémio Internacional Terras sem Sombra, instituído pelo Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja, distingue este sábado o cantor lírico italiano Enzo Dara, a Associação dos Arqueólogos Portugueses e o investigador angolano Pedro Vaz Pinto.

Os galardões, que vão ser entregues na Casa da Cultura da Comporta, em cerimónia presidida pela infanta Pilar de Borbón, duquesa de Badajoz, irmã do rei Juan Carlos, de Espanha, premeiam, respetivamente, a "Promoção da Música", a "Salvaguarda do Património Cultural" e a "Conservação da Natureza".

Os elogios dos premiados serão pronunciados por Paolo Pinamonti, diretor artístico do Festival Terras sem Sombra, António Lamas, presidente do Monte da Lua – Parques de Sintra, e Jorge Palmeirim, professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, revela um comunicado enviado ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

«Os laureados são o expoente máximo daquilo que o Festival pretende alcançar. A valorização da música como uma das expressões mais belas do espírito humano, a defesa do património cultural em risco e a salvaguarda dos tesouros da biodiversidade são os seus eixos dinamizadores. Tomar como exemplo referências cimeiras destas três realidades faz-nos desejar ir cada vez mais longe», refere o diretor geral do festival promovido pela Igreja católica, José António Falcão.

A cerimónia, marcada para as 18h00, reúne personalidades como os Duques de Bragança, que encabeçam a Comissão de Honra do Festival, e Armando Sevinate Pinto, ex-ministro da Agricultura e atual consultor para os Assuntos Agrícolas e o Mundo Rural da Presidência da República, que preside ao Conselho de Curadores do projeto Terras Sem Sombra.

Em edições anteriores o Prémio distinguiu, no campo musical, as sopranos Cheryl Studer (EUA) e Dimitra Theodossiou (Grécia), a Pontifícia Academia Romana de Arqueologia (Vaticano) e a museóloga e investigadora portuguesa Maria Helena Mendes, na área do Património Cultural, e os cientistas Mário Ruivo (responsável pelos estudos oceanográficos em Portugal) e Miguel Ângel Simón (direttor do Programa LIFE Lince em Espanha), no âmbito da preservação da biodiversidade.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 01.07.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Foto
Enzo Dara

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página