Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Exposição de Natal

Presidente da República elogia diocese de Beja pelo trabalho de preservação e divulgação da arte sacra

Cavaco Silva inaugurou a 14 de dezembro a exposição de Natal do Museu da Presidência da República, em Lisboa, composta por obras de arte sacra alentejana, tendo felicitado a diocese de Beja pelo trabalho realizado na preservação e divulgação das suas peças artísticas.

A mostra E um Filho nos foi dado – Iconografia do Menino Deus no Alentejo Meridional reúne cerca de uma centena de obras de arte, entre pinturas, esculturas e exemplos de artes decorativas, da Idade Média a 2012.

Parte das peças pertencentes a museus, igrejas e coleções particulares do Baixo Alentejo nunca foram antes apresentadas ao público, refere uma nota de imprensa enviada ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

O comissário da exposição, José António Falcão, explica que a mostra «dá a primazia à vivência comunitária da devoção ao Deus Menino, sinal da identidade de uma região que se orgulha das suas tradições natalícias, mas propõe uma reflexão mais alargada em torno do diálogo da cultura com a religião».

A exposição é organizada pelo Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja, dirigido por José António Falcão, em parceria com o Museu da Presidência da República.

FotoCavaco SIlva e mulher ouvem as explicações de José António Falcão. Foto: Pedro Matias

A diocese de Beja foi distinguida em 2009 com o Prémio Árvore da Vida - Padre Manuel Antunes, atribuído pela Igreja Católica em Portugal através do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, para realçar a ação de reabilitação e promoção do seu património artístico.

FotoFoto: Museu da Presidência

 

ImagemSacra Conversação, por Francisco Vieira Lusitano. Séc. XVIII (terceiro quartel). Beja, colecção particular

 

ImagemA Virgem e o Menino, Escola italiana. Séc. XVI (primeiro terço). Beja, Museu Episcopal

 

ImagemAdoração dos Pastores, por Francisco de Campos. C. 1560. Santiago do Cacém, Museu de Arte Sacra

 

© SNPC | 21.03.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Imagem

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página