Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Primeiro disco da Capella Duriensis sobre música sacra de Portugal é dedicado ao Rito Bracarense

A Capella Duriensis apresenta a 18 de julho, no Porto, o primeiro volume da série "Musica Sacra de Portugal", dedicado ao "Rito Bracarense".

O CD inclui música de mestres da Capella Bracarense, como Miguel da Fonseca, Lourenço Ribeiro e Pero de Gamboa, além de Cantochão do Gradual de Braga, recentemente transcrito.

«Durante os últimos 1600 anos, o arcebispado de Braga firmou-se como um dos mais importantes centros religiosos portugueses, importância singularizada por uma resolução do Concílio de Trento em que era concedida à Sé de Braga a autorização para conservar a sua própria versão do rito litúrgico Romano – o chamado “Rito Bracarense”», refere o site do ensemble.

O primeiro de uma série inicial de seis discos é centra-se na música escrita por compositores (mestres da cappella) de Braga, abrangendo música associada com o Rito Bracarense.

«Através de uma simbiose próxima com pesquisadores e clero na Sé de Braga, a Capella Duriensis tem fotografada e trabalhada manuscritos originais preservados no Arquivo da Sé de Braga».

O projeto vai «ressuscitar música que esteve em silêncio durante séculos, música com um profundo peso histórico para a herança nacional musical Lusitana».

"Gradual de Braga 1510-15 – Infesto S Petri Ratelis, Missa Quinque Plagarum, Missa S Geraldi", "Pero de Gamboa 1563?-1638: Motetos" e "Lourenço Ribeiro: Missa pro defunctis" compõem as faixas do CD.

O conjunto de discos vai oferecer «muitas obras ainda por estrear, desde música recuperada nos arquivos de Braga às obras-primas da renascença e barroco da autoria de compositores como Manuel Cardoso e João Lourenço Rebelo».

A sessão de apresentação, integrada nos "Serões da Bonjóia", organizados pela Câmara Municipal do Porto, compreende um debate sobre o projeto de gravações de música sacra de Portugal.

O encontro, que começa às 21h15, incide igualmente sobre a educação musical, a aprendizagem do canto em Portugal, a música renascentista e a música sacra contemporânea.

Além da presença do Ensemble Vocal Capella Duriensis, a iniciativa conta com «um ilustre painel de oradores, especialistas musicais de renome, jornalistas da secção cultural, musicólogos e historiadores para discutir vários aspetos das Artes em Portugal», lê-se no cartaz da sessão.

A entrada é livre, até ao limite da lotação da sala, localizada na Rua de Bonjóia, 185.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 13.07.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Capa do CD

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página