Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Pro Pacem: música, textos, arte e espiritualidade pela paz

"Pro pacem" é um projeto de livro-cd [da AliaVox] que defende um mundo sem guerra nem terrorismo, e um desarmamento nuclear total.

O mosaico sonoro articula-se como um diálogo vivo de músicas espirituais vocais e instrumentais procedentes de diferentes repertórios do Oriente (Arménia, Turquia, Sefarad, Índia, Israel e China) e Ocidente (Grécia, Espanha, Inglaterra, Portugal, Itália, Estónia e Bélgica).

Estas músicas foram inspiradas pelos antigos oráculos sibilinos (Montserrat Figueras), as orações do Corão e a liturgia hebraica, assim como nas peças vocais baseadas num dos mais antigos cantos cristãos de invocação da paz: Da pacem Domine (Dai-nos a paz, Senhor), desde a versão gregoriana, passando pela versão a três vozes de Gilles Binchois (século XIV), até à nova versão de Arvo Pärt, (...) passando pelas de Josquin, Parabosco, Orlando di Lasso e o lamento sefardita O pão da aflição.

Todas essas obras são cantadas pelos solistas da Capela Real da Catalunha. Este programa Pro pacem completa-se com outras músicas vocais cantadas por Montserrat Figueras, como o motete Flavit auster, do mosteiro de Las Huelgas, o vilancico português de Goa Senhora do mundo [que reproduzimos] e o motete de Francisco Guerrero, assim como as improvisações de Ferran Savall na Deploratio IV. E, por último, com peças instrumentais de Christopher Tye, Henry Purcell e eu mesmo (Planctus Caravaggio), de carácter profundamente espiritual. (...)

O conjunto dos intérpretes é composto por Monserrat Figueras, Lior Elmaleh, Marc Mauillon, Muwafak Shahin Khalil, Ferran Savall, os solistas da Capella Reial de Catalunya, Hespèrion XXI, Concert des Nations e músicos convidados da Arménia, EUA, Israel, Palestina, Turquia, Índia, Japão e Grécia.

A parte não musical, muito importante, inclui quatro interessantes textos sobre a função da arte e o pensamento educativo, filosófico e espiritual, além da reprodução de três pinturas inéditas de Antoni Tàpies dedicadas à paz. Quer propor um ampla reflexão sobre os caminhos da paz no mundo, com a colaboração de quatro grandes figuras culturais e artísticas do nosso tempo: Edgar Morin, Raimon Panikkar, Fatema Mernissi e Antoni Tàpies [bem como António Guterres,  Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados]. (...)

Cremos firmemente que os principais inimigos do homem que são a ignorância, o ódio e o egoísmo só se podem combater mediante o amor, o saber, a empatia e o entendimento: não é essa a função última da arte e do pensamento? Por isso pensámos que todas estas músicas, estas obras de arte, estas reflexões filosóficas e espirituais, estas análises acerca do mundo globalizado em que vivemos, e também estes conhecimentos oferecidos pelas estatísticas que apresentamos, serão susceptíveis de nos dar um pouco mais de luz e uma perspetiva um pouco mais objetiva sobre o mundo atual, tão sombrio e complexo. (...)

Este conjunto de conhecimentos deveria servir-nos para ficarmos mais conscientes da situação em que vivemos e permitir-nos refletir com independência sobre os caminhos que poderiam contribuir para mudar a situação de terrível desordem em que vive uma humanidade esgotada, que parece ter perdido o contacto com os seus valores essenciais de civilização e humanismo. (...)

Cremos, como Antoni Tàpies, numa arte que seja útil à sociedade, uma arte que mediante a beleza, a graça, a emoção e a espiritualidade, pode ter o poder de transformar-nos e fazer-nos mais sensíveis e solidários.

«Tarde Vos amei, ó beleza tão antiga e tão nova, tarde Vos amei!
Eis que habitáveis dentro de mim, e eu lá fora a procurar-Vos!
Disforme, lançava-me sobre estas formosuras que criastes.
Estáveis comigo, e eu não estava convosco!
Retinha-me longe de Vós aquilo que não existiria
se não existisse em Vós.

Porém chamastes-me com uma voz tão forte
que rompeste a minha surdez!
Brilhastes, cintilastes, e logo afugentastes a minha cegueira!
Exalaste perfume: respirei-o suspirando por Vós.
Saboreei-Vos, e agora tenho fome e sede de Vós.
Tocastes-me e ardi no desejo da Vossa paz.» (Agostinho de Hipona (354-430), Confissões, X, 27)

 

Senhora do Mundo
Anónimo
Montserrat Figueras (canto e cítara), Ken Zuckerman, Prabbu Edouart

 

 

 

Texto: Jordi Savall
In Pro Pacem - Textes, art & musiques pour la paix, ed. AliaVox (texto e música)
30.07.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Capa

Pro Pacem
Textes, art & musique
pour la paix

Organização
Jordi Savall

Intérpretes
Hespèrion XXI
La Capella Reial de Catalunya
Montserrat Figueras

Textos
Fatema Mernissi
Edgar Morin
Raimon Panikkar
Antoni Tàpies
António Guterres

Editora
AliaVox

Ano
2012

Faixas
23

Preço
24,00 €

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página