Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Diocese de Angra

Projeto de intervenção cultural e social exibe nova obra artística contemporânea em igreja de Ponta Delgada

A igreja de S. José, em Ponta Delgada, recebe esta sexta-feira, 14 de junho, a obra “Motherless child”, de Nina Medeiros, prosseguindo o projeto de intervenção cultural e social denominado “Indigências”.

«Através de diferentes linguagens e técnicas procuro abordar o tema da marginalidade e exclusão social de modo direto e realista mas confrontando-o com espírito positivo da nunca impossível regeneração, aculturação e integração do indivíduo indigente», explica a criadora.

A «purificação pelo Batismo, o valor da palavra Cristo e a salvação» constituem as dimensões que Nina Medeiros acentua através de uma faixa que cobre o púlpito esquerdo da igreja com fotografias impressas, enquanto que no púlpito direito será instalada uma pintura inspirada nos painéis de azulejos do templo.

Nina Medeiros nasceu em Ponta Delgada em 1963, tendo concluído a licenciatura em Artes Plásticas/Pintura no Montserrat College of Art, Massachusetts, EUA, no ano de 1988.

Atualmente vive e trabalha em Ponta Delgada, onde desde 1991 é docente do agrupamento de Artes Visuais na Escola Secundária Antero de Quental.

“Indigências”, projeto da Pastoral Cultural da paróquia de S. José, nasce «da constatação de uma realidade de extrema pobreza instalada no campo de São Francisco», junto à igreja.

A iniciativa, que começou em 2012, abrange uma programação que compreende exposições de arte contemporânea, conferências, concertos, literatura, teatro e expressão corporal.

A Igreja «deve procurar encontrar-se com a indigência e com a beleza, promovendo a diversidade cultural», sublinha o pároco, padre Duarte Melo, acrescentando que o projeto visa «dar a conhecer variadas toponímias criativas e espirituais da contemporaneidade» açoriana.

Ao mesmo tempo, o projeto «anuncia-se como inquietante e perturbador e quer-se próximo de todas as expressões da beleza, da bondade e da solidariedade».

«Os espaços arquitetónicos da igreja de S. José serão lugares para manifestações de cultura, nas suas diferentes gramáticas estéticas e plásticas, que irão conviver com a liturgia e o culto», aponta o sacerdote.

A sessão de apresentação da obra decorre às 19h00 na igreja de S. José, Ponta Delgada, ilha de S. Miguel.

ImagemMotherless Child, Nina Medeiros (det.)

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 11.06.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Foto
Nina Medeiros

 

Ligações e contactos
Igreja paroquial de S. José: 296 282894 / 96 9046730; ipsaojose@mail.telepac.pt

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página