Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

«Quando uma sociedade pensa que pode dispensar a cultura chegou a um poço fundo»

«Para que servem os poetas em tempos de indigência?» - eis a pergunta lançada por José Tolentino Mendonça que prendeu a plateia do pequeno auditório do Centro Cultural de Belém, em Lisboa, durante a conferência “Perspetivas para a cultura no Quadro Estratégico Europeu 2014-2020”, no passado dia 13 de fevereiro.

O padre, poeta, dramaturgo e vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa partiu do verso de Hölderlin e do consequente ensaio de Heidegger para ilustrar um painel moderado por Teresa Patrício Gouveia e no qual também participaram Carlos Costa, governador do Banco de Portugal, e José Luís Ferreira, diretor do São Luiz Teatro Municipal (Lisboa).

«Para que servem os agentes culturais em tempos de crise?», foi outra das perguntas que lançou. Respondendo imediatamente à sua própria “provocação”: «Quando uma sociedade pensa que pode dispensar a cultura chegou a um poço fundo».

Para José Tolentino Mendonça «é próprio do ser humano necessitar de cultura, o que não depende de vacas gordas ou magras. A cultura é uma relação de nós próprios enquanto homens e mulheres livres. Pessoas que não apenas consomem, mas se consumam».

«A cultura leva-nos à reflexividade, ao encontro da palavra que não temos, à imagem que nos falta», sublinhou antes de citar Eliot: «A cultura é o que torna a vida digna de ser vivida».

O seminário encerrou com as intervenções do secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, e do secretário de Estado adjunto da Economia e do Desenvolvimento Regional, António de Almeida Henriques.

 

Francisca Cunha Rêgo
In Jornal de Letras
Com SNPC
22.02.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Foto

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página