Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Cardeal Ravasi «representa de forma nítida o que pode ser um cristão e um humanista» diz, Tolentino Mendonça

Imagem D. Manuel Clemente e cardeal Gianfranco Ravasi | Lisboa, Universidade Católica, sessão de doutoramento "Honoris Causa", 30.1.2015 | SNPC/rjm | D.R.

Cardeal Ravasi «representa de forma nítida o que pode ser um cristão e um humanista», diz Tolentino Mendonça

O cardeal Gianfranco Ravasi, responsável pela cultura no Vaticano, vive a «paixão pelo diálogo» e recusa os «automatismos» do pensamento, afirmou hoje o padre José Tolentino Mendonça, vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa (UCP)

A «monumental obra escrita» do presidente do Pontifício Conselho da Cultura «tem uma marca idiomática que a distingue», constituída por um «diálogo operado por citações», da filosofia à literatura, passando pelo cinema e artes visuais, a Bíblia e dezenas de escritores, pensadores, cientistas, compositores, cineastas e mestres de espiritualidade, sublinhou.

«Há um reiterado desejo de assumir a escrita e o pensamento» como «vaivém que liga o eu ao tu», «reivindicando a «polifonia» e distanciando-se do «solipsismo», afirmou Tolentino Mendonça, padrinho do doutoramento “Honoris Causa” pela Universidade Católica do biblista italiano.

Gianfranco Ravasi «representa de forma nítida o que pode ser um cristão e um humanista» e é uma «fonte extraordinária de inspiração», acentuou o sacerdote madeirense, também especialista em estudos bíblicos.

O magno chanceler da Universidade Católica, D. Manuel Clemente, patriarca de Lisboa, que entregou o doutoramento “Honoris Causa” ao cardeal, acentuou que a UCP «não pode falhar a sua missão», tendo «um papel renovado que corresponde ao das suas origens».

A reitora da UCP realçou que a instituição busca a «humildade da interrogação e da busca da verdade», a par da «iluminação da fronteira entre conhecimento e ignorância», acrescentando que a missão da universidade não está apenas em «formar, mas também em formar-se».

Maria da Glória Garcia observou que os «diminutos apoios do Estado entravam a liberdade de escolha» dos estudantes, e falou sobre as «custosas» decisões de «contenção» financeira da UCP.

A sessão académica do Dia da Nacional da Universidade Católica Portuguesa, dedicado ao tema “Alargar horizontes”, contou com a presença do secretário de Estado do Ensino Superior, José Ferreira Gomes.

Fundada em 1967 e oficialmente reconhecida pelo estado português em 1971, a UCP tem sede e Lisboa, centros regionais no Porto, Braga e Viseu, e está associada à Universidade de S. José, em Macau, que tem como reitor o padre Peter Stilwell.

A UCP tem faculdades e departamentos que lecionam e investigam nas áreas de teologia, ciências económicas e empresariais, ciências humanas, direito, direito canónico, ciências da saúde, estudos políticos, artes, biotecnologia, bioética, ciências da saúde, educação, psicologia, arquitetura e tecnologia, ente outros campos de saber.

«O incremento da cultura» baseada «nos valores cristãos», o apoio à  «integração» e «síntese do saber com a doutrina católica, promovendo continuamente o diálogo entre a fé e a razão», a preparação de quem é chamado «a exercer serviços específicos na Igreja» e de «quadros para a sociedade», a par do estudo da «realidade portuguesa» constituem alguns dos objetivos da UCP.

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 30.01.2015 | Atualizado em 17.04.2023

 

 
Imagem D. Manuel Clemente e cardeal Gianfranco Ravasi | Lisboa, Universidade Católica, sessão de doutoramento "Honoris Causa", 30.1.2015 | SNPC/rjm | D.R.
«Há um reiterado desejo de assumir a escrita e o pensamento» como «vaivém que liga o eu ao tu», «reivindicando a «polifonia» e distanciando-se do «solipsismo», afirmou Tolentino Mendonça, padrinho do doutoramento “Honoris Causa” pela Universidade Católica do biblista italiano
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos