Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Revistas da Faculdade de Teologia unem-se a partir de 2019

As três revistas publicadas pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa vão passar, a partir de 2019, «por uma reestruturação substancial» que implicará a sua unificação.

Estão em causa as revistas “Didaskalia”, de Lisboa, “Humanística e Teologia”, do Porto, e “Theologica”, de Braga, revela o diretor da primeira publicação, Fr. Isidro Lamelas.

«Há 47 anos [1971] a Faculdade de Teologia de Lisboa dava início à publicação da revista “Didaskalia”. Decorrido quase meio século, muita coisa mudou no panorama das publicações científicas com edição periódica», escreve o investigador ao apresentar o derradeiro número da publicação.

O docente sublinha que este fascículo duplo, intitulado “Cinco décadas de Teologia” (256 páginas, 19,95 €), marca «o fim de um ciclo, para que se possa inaugurar uma nova etapa cheia de futuro, já que a própria “Didaskalia” aceitou “morrer” em pleno vigor da sua vida».

A edição inclui o último volume de índices que abrange todo o tempo de vida da revista, distribuída por 96 fascículos, cerca de 820 artigos e mais de 350 autores, dos quais cerca de uma centena são estrangeiros.

Apresentando temas relacionados com a teologia, filosofia, história, letras e artes e «demais saberes», a “Didaskalia”, que teve como anterior diretor o atual arcebispo D. José Tolentino Mendonça, lega «para a posteridade muito do que foi a vida e atividade da Faculdade de Teologia e seus docentes».

“Teologia da ação social” é o tema do número mais recente da “Humanística e Teologia”, destaca as «inúmeras boas vontades de pessoas», umas «em nome de Deus, outras em nome da crença na validade da condição humana», que, «normalmente de forma gratuita e voluntária, dedicam o melhor de si a tornar melhor a vida dos outros viventes e mesmo da Terra que a todos sustenta».

À semelhança das outras duas revistas, a “Theologica”, fundada em 1954, publica-se normalmente em dois fascículos anuais.


 

Rui Jorge Martins
Fonte: Universidade Católica Editora
Imagem: Bigstock.com
Publicado em 28.09.2018 | Atualizado em 08.10.2023

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Impressão digital
Paisagens
Prémio Árvore da Vida
Vídeos