Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

De S. Teotónio aos Pastorinhos de Fátima: Nove séculos de história em “Santos e Beatos de Portugal”

“Santos e Beatos de Portugal – Rostos de Santidade”, de Paulo Mendes Pinto, é um livro editado pelos CTT que se propõe apresentar «um retrato da espiritualidade portuguesa individualizada e reconhecida oficialmente».

De São Teotónio à Beata Jacinta Marta o volume percorre um arco de mais de nove séculos (1082-1910) entre o nascimento da primeira e última figura apresentados nesta obra, com tiragem limitada a 3700 exemplares, e vendida ao preço unitário de 36 euros.

O livro contém selos postais emitidos pelos Correios de Portugal em homenagem a algumas das figuras e datas, como os centenários do nascimento de Santo António (1995) e Beato Frei Bartolomeu dos Mártires (2014), a visita a Portugal de S. João Paulo II (2000) e a canonização do Beato Nuno de Santa Maria (2009).

A obra propõe o perfil das Beatas Teresa, Sancha e Mafalda de Portugal, Mártires de Marrocos, Beato Gonçalo de Amarante, Beato Frei Gil, Beato Lourenço Mendes, Rainha Santa Isabel, Beato Gonçalo de Lagos, Beato D. Fernando de Portugal, Beato Amadeu da Silva, Santa Beatriz da Silva, Santa Joana Princesa, São João de Deus, Quarenta Mártires do Brasil, Mártires de Salsete ou de Cuncolim, Mártires do Japão, Beato Frei Redento da Cruz, S. João de Brito, Beata Maria Clara do Menino Jesus e Beata Rita Amada de Jesus, além dos referidos acima.

 

Edição: Rui Jorge Martins
Imagem: Capa (det.)
Publicado em 27.11.2014 | Atualizado em 08.10.2023

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Impressão digital
Paisagens
Prémio Árvore da Vida
Vídeos