Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Secretário de Estado da Cultura condecora José Eduardo Franco

Imagem José Eduardo Franco | Fotografia: Jcarlos.bernardino | CC BY-SA 3.0

Secretário de Estado da Cultura condecora José Eduardo Franco

O secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, vai condecorar o historiador e ensaísta José Eduardo Franco com a Medalha de Mérito Cultural, em sessão marcada para esta sexta-feira, em Lisboa.

Nascido em 1969, o investigador madeirense foi corresponsável pela coordenação da "Obra completa do Padre António Vieira" (ed. Círculo de Leitores), coleção de 30 volumes que envolveu meia centena de especialistas e foi formalmente concluída em dezembro.

Licenciado em Teologia na Universidade Católica Portuguesa, completou os mestrados em Ciências da Educação e História Moderna, ambos na Universidade Nova de Lisboa, e doutorou-se em História e Civilizações (École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris), bem como em Cultura (Universidade de Aveiro).

José Eduardo Franco é professor Catedrático e diretor da CIDH - Cátedra FCT/Infante Dom Henrique de Estudos Insulares e da Globalização (Universidade Aberta/Polo do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, de que é diretor-adjunto). Tem também ensinado em universidades de Espanha, França, Alemanha e Brasil.

É membro de várias instituições e academias científicas nacionais e internacionais, entre as quais a Academia Portuguesa da História, ocupando o cargo de vice-presidente do Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes.

"Francisco - Nome de santo" (Bertrand, 2015), "Portugal tolerante" (Sinais de Fogo, 2014, em parceria), "Para a história das Ordens e Congregações Religiosas em Portugal, na Europa e no mundo" (Paulinas, 2014, coord.), "Repensar a Europa" (Gradiva, 2013, em parceria), "Jesuítas, ciência e cultura" (Esfera do Caos, 2012, em parceria), "A Europa segundo Portugal" (Gradiva, 2012, em parceria), "O esplendor da austeridade" (INCM, 2011, coord.), "O Arquivo Secreto do Vaticano" (Esfera do Caos, 2011), "Dicionário histórico das Ordens e instituições afins em Portugal" (Gradiva, 2010, coord.), e "Dança dos demónios - Intolerância em Portugal" (Temas e Debates, 2009, em parceria) são algumas das obras mais recentes de José Eduardo Franco.

Entre os projetos do investigador inclui-se a tradução para 12 línguas (inglês, francês, espanhol, italiano, russo, mandarim, japonês, árabe, polaco, alemão, holandês e búlgaro) de uma seleção de textos do Padre António Vieira, a par do lançamento do “Dicionário Multimédia” sobre o pregador português.

Tem igualmente em curso, sob a sua direção, a preparação do "Projeto Aprender Madeira" e o "Dicionário Enciclopédico da Madeira" (10 vols.), o "Dicionário dos Antis: A cultura portuguesa em negativo", o "Dicionário Histórico-Crítico das Heresias", assim com a "Obra Completa Pombalina e do Marquês de Pombal" (32 vols.), juntamente com o "Dicionário do Século das Luzes em Portugal".

A sessão pública de atribuição da Medalha de Mérito Cultural decorre no Claustro Padre António Vieira do Museu de São Roque, às 15H30.

 

Rui Jorge Martins
Corrigido em 17.09.2015 (inclusão dos atuais vínculos profissionais)
Publicado em 16.09.2015

 

 
Imagem José Eduardo Franco | Fotografia: Jcarlos.bernardino | CC BY-SA 3.0
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos