Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Signis e Salesianos organizam concursos de vídeo e curtas-metragens abertos a jovens

Signis e Salesianos organizam concursos de vídeo e curtas-metragens abertos a jovens

Imagem EpicStockMedia/Bigstock.com

A Signis - Associação Católica Mundial para a Comunicação, tem as inscrições abertas para o concurso internacional de vídeo para novos talentos intitulado "#iSeeHope" ("Eu vejo esperança").

A partir da constatação de que o planeta está «repleto de desesperança e de imagens tristes», a iniciativa «pretende tornar visível a esperança que renasce nos lugares mais pequenos e longínquos do mundo», refere o organismo ligado ao Vaticano.

Os participantes, entre os 18 e os 30 anos, devem «simbolizar em imagens, esperança, fé no futuro e alegria, e devem refletir os princípios da Signis, representada em Portugal pelo Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, que são promover uma cultura de paz e de esperança através dos meios de comunicação».

Os trabalhos, que devem ser enviados até 1 de maio para a Signis, através da internet, podem ser realizados em qualquer formato, como animação, documentário, drama, musical e comédia.

Os vídeos cuja língua original não seja o inglês têm de ser legendados nesse idioma e deverão ter uma duração de 1 a 3 minutos, incluindo os títulos e os créditos.

O vencedor, que será anunciado durante o congresso mundial da Signis, que decorre em junho, no Canadá, ganhará mil euros e o seu vídeo será distribuído por todos os membros da organização, espalhados em diversos países do mundo.

Por seu lado os Salesianos promovem um festival de curtas-metragens, "Clip D. Bosco", dirigido a jovens entre os 15 e 20 anos residentes em Portugal e Cabo Verde, com o tema "Desafia-te#Fazer Maravilhas”, em sintonia com a finalidade pastoral de 2016/2017 e o centenário das aparições de Fátima.

O projeto «pretende ser um espaço de expressão artística dos jovens e ao mesmo tempo um veículo de evangelização», com o propósito de «favorecer a promoção e a partilha dos valores salesianos e educar para a correta utilização dos meios de comunicação social».

«Promover a expressão artística dos jovens através do Cinema», «criar um espaço para a reflexão dos jovens sobre questões educativas, religiosas e sociais proeminentes», «favorecer a reflexão sobre a evangelização e o diálogo entre fé e cultura», desenvolver aprendizagens na recolha e produção de vídeo e «fomentar o trabalho em equipa e a competência em gestão de projetos» constituem algumas das prioridades da iniciativa.

O festival decorre nos Salesianos de Lisboa, inserido nos Jogos Nacionais Salesianos, a 30 de abril, às 15h00.



 

SNPC
Publicado em 05.04.2017

 

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos