Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Diocese de Coimbra

Teatro, iconografia, fado e fotografia nas iniciativas do Instituto Justiça e Paz

As próximas iniciativas organizadas pelo Instituto Universitário Justiça e Paz (IUJP), na cidade e diocese de Coimbra vão centrar-se no teatro, iconografia oriental e fado, a par de uma exposição de fotografia que está a decorrer.

A 19 de maio, prosseguem as sessões organizadas pelo "Tear - Tecer a Espiritualidade com a Arte e a Reflexão", cada qual tecida em torno de uma expressão artística (cinema, arquitetura, música, dança, teatro, pintura e literatura).

O próximo encontro, dedicado ao teatro, centra-se na figura de Gil Vicente, que «em algumas peças, sobretudo naquelas onde o caráter religioso é mais intenso», criou «tensões e dilemas que mantêm ainda bastante atualidade».

«Para além de uma moral aplicável ao seu próprio tempo, a obra vicentina continua a oferecer-nos vastos motivos de reflexão sobre temas tão atuais como “virtude e pecado”, “loucura e clarividência”, “vida e morte”, “vida eterna e perdição"», sublinha o texto de apresentação da conferência, que decorre na igreja de S. Salvador.

O orador, José Bernardes, «demonstrará, com ilustração por meio de leitura de excertos por dois atores, a atualidade da obra de Mestre Gil».

No dia 29 de maio, às 21h15, na capela do Instituto, termina a série de quatro encontros formativos sobre iconografia, em que Susana Braguês procurou «contribuir para o entendimento da importância e significado dos ícones» enquanto imagens que aproximam de Deus.

A agenda continua com uma "Noite de Fados", a 30 de maio, iniciativa de apoio ao Fundo Solidário que ajuda estudantes do Ensino Superior em Coimbra com dificuldades económicas na prossecução dos estudos. 

O evento, promovido pela Cáritas Diocesana, Rede UC – Rede de Antigos Estudantes da Universidade de Coimbra, Centro de Acolhimento João Paulo II e Instituto Universitário Justiça e Paz, está marcado para as 21h00, na Quinta das Lágrimas. Os ingressos estão à venda em várias associações de estudantes, Cáritas e IUJP.

Até 21 de junho decorre nos espaços do Instituto a exposição de fotografia analógica de Beatriz Vilarinho, intitulada "Noção de Luz", que será inaugurada no dia 17 de maio.

«Tendo a arquitetura como cenário principal (afinal é aquilo que estudo e o que mais nos envolve no dia-a-dia, ainda que de uma forma pouco percetível), foi a partir de ângulos menos comuns que fui registando as imagens, tentando dar-lhe uma conotação ambígua, como, em última análise, o pensamento também é», descreve a autora.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 12.05.14

Redes sociais, e-mail, imprimir

Imagem
Breve sumário da história de Deus
Gil Vicente
Encenação de Nuno Carinhas

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página