Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Papa Francisco: «Hoje há muita necessidade de beleza»

Imagem

Papa Francisco: «Hoje há muita necessidade de beleza»

O papa Francisco assistiu hoje, no Vaticano, à exibição de artistas do Golden Circus di Liana Orfei, a quem pediu que fossem «não só portadores do sorriso e mensageiros de solidariedade entre os povos e nações, mas também criadores de beleza».

«As pessoas que fazem o espetáculo no circo criam beleza, são criadores de beleza. E isto faz bem à alma. Quanta necessidade nós temos de beleza», afirmou Francisco, de improviso, refere o jornal italiano “Avvenire”.

«É verdade, a nossa vida é muito prática, fazer as coisas, levar por diante o trabalho, isto tem de se fazer: o fazer, a linguagem das mãos... A nossa vida é também o pensar, a razão, a linguagem da mente. Também somos pessoas que amam, que têm esta capacidade de amar, a linguagem do coração», sublinhou.

Para o papa, «há a linguagem da mente, pensar, a linguagem do coração, amar, a linguagem das mãos, fazer. E estas três linguagens unem-se para fazer a harmonia da pessoa».

Os artistas circenses que se exibiram diante de Francisco «são criadores de harmonia, criadores de beleza, que ensinam aquele caminho superior da beleza».

«Deus certamente é verdadeiro, Deus certamente é bom, Deus certamente sabe fazer as coisas, criou o mundo, mas sobretudo Deus é belo. A beleza de Deus», vincou.

Francisco terminou a saudação com um apelo: «Muitas vezes esquecemo-nos da beleza. A humanidade pensa, sente, faz, mas hoje há muita necessidade de beleza. Não esqueçamos isto!».


 

Rui Jorge Martins
Publicado em 07.01.2015 | Atualizado em 15.04.2023

 

 
Imagem
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos