Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Teologia, Filosofia e Psicologia no novo volume da revista "Humanística e Teologia"

Imagem Capa (det.) | D.R.

Teologia, Filosofia e Psicologia no novo volume da revista "Humanística e Teologia"

A Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (Porto) publicou recentemente um novo volume da sua revista dedicado ao tema "Michel Henry: O incondicional da condição humana".

O colóquio realizado em 2013 na mesma universidade por ocasião do cinquentenário da obra "L'essence de la manifestation", do referido filósofo, constitui o núcleo dos artigos desta edição da "Humanística e Teologia".

O dossiê conta com estudos de Antoine Vidalin, Jean-Michel Longneaux, Américo Pereira, Fernando Rosas Magalhães, Samuel Dimas, Marcelo Ramos Saldanha, Benoît Kanabus, Karin Hellen Kepler Wondracek, Maria Aparecida da Silveira Brígido, Andrés Eduardo Aguirre Antúnez, Maristela Vendramel Ferreira e Florinda Martins.

Os textos reúnem contributos da teologia, filosofia e psicologia, assinados por autores de Portugal, Brasil, França e Bélgica.

«Curiosamente há uma espécie de preconceito da parte dos Filósofos para com a Teologia. Talvez por a Teologia a ter considerado demasiado “ancila” [serva] e, abolida a escravatura, poder afirmar a sua autonomia e autoridade. É relativamente fácil para aprendizes de teólogos como nós, perceberem que muitos não querem Michel Henry ligado à Teologia e dizem-no claramente, ou relativizando completamente o seu Cristianismo», refere a nota de apresentação.

««Dar lugar a Michel Henry na Faculdade de Teologia não faz dele um Teólogo. Respeitaremos absolutamente a sua vontade de se manter sempre Filósofo e sabemos que sempre se recusou a fazer a Teologia. Então porque é que o tríptico final das suas obras tem um teor teológico? Por obediência lógica! Por pura investigação filosófica, por rigor independente de preconceitos e escolas», explica o texto.

Depois de sublinhar que «as aproximações da Teologia à Fenomenologia de Michel Henry começaram já há algum tempo e não são insensatas», o artigo de abertura sustenta que «a Teologia tem muito a clarificar se integrar no seu pensamento a Fenomenologia de Michel Henry, nomeadamente as suas implicações antropológicas e os seus conceitos inovadores e profundos de Vida, Carne, Ipseidade».

Estas definições «podem fazer avançar um pouco a Teologia e revesti-la duma atualidade que abrirá novos caminhos e novos diálogos», apontam os organizadores do volume 35:2.

A revista (15,00 €) inclui, ainda, artigos no âmbito da História e da Filosofia da autoria de Adélio Fernando Abreu, José Acácio Castro e José Esteves Pereira, assim como a Memória da Faculdade de Teologia no Porto, relativa ao ano letivo 2014/2015, além de recensões.



ImagemSumário



ImagemSumário

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 29.12.2014

 

Informações e pedidos: humanteol@porto.ucp.pt; tel.: 22 619 62 71

 

 
Imagem Capa | D.R.
A Teologia tem muito a clarificar se integrar no seu pensamento a Fenomenologia de Michel Henry, nomeadamente as suas implicações antropológicas e os seus conceitos inovadores e profundos de Vida, Carne, Ipseidade
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos