Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Testemunho de atletas paraolímpicos «é um grande sinal de esperança», diz papa Francisco

Imagem

Testemunho de atletas paraolímpicos «é um grande sinal de esperança», diz papa Francisco

O papa Francisco recebeu hoje, no Vaticano, cerca de seis mil membros da associação italiana paraolímpica, tendo afirmado aos atletas com deficiência que o seu testemunho «é um grande sinal de esperança».

«É uma prova do facto de que em cada pessoa há potencialidades que às vezes não imaginam, e que podem desenvolver-se com a confiança e a solidariedade. Deus Pai é o primeiro a saber isto», sublinhou Francisco, citado pelo jornal “Avvenire”.

«Deus conhece perfeitamente os vossos corações. Ele conhece-nos melhor do que qualquer um, e olha-nos com confiança, ama-nos como somos, mas faz-nos crescer segundo aquilo que nos podemos tornar. Assim, no vosso esforço por desporto sem barreiras, por um mundo sem excluídos, nunca estais sós. Deus nosso Pai está convosco», acrescentou.

O mundo desportivo, realçou, deve favorecer a cultura da inclusão: «O desporto promove contactos e relações com pessoas que provêm de culturas e ambientes variados, habitua-nos a viver acolhendo as diferenças, a fazer dele uma ocasião preciosa de enriquecimento recíproco e descoberta».

«Sobretudo, o desporto torna-se uma ocasião preciosa para o reconhecimento como irmãos e irmãs a caminho, para favorecer a cultura da inclusão e rejeitar a cultura do descartável», apontou.

O treino e a competição podem constituir oportunidade de semear um crescimento não só físico, mas também psicológico e espiritual: «[A deficiência] converte-se num convite para empenhar todas as energias para fazer em conjunto coisas belas, superando as barreiras que possamos encontrar à nossa volta e, antes de tudo, as que estão dentro de nós».

«Que o desporto seja para todos vós um ginásio onde vos treinais diariamente a respeito de vós próprios e dos outros, um ginásio que vos dê a ocasião de conhecer pessoas e ambientes novos e vos ajude a sentir-vos parte ativa da sociedade», assinalou.

A prática desportiva é também espaço privilegiado para experimentar a «proximidade de Deus e a amizade dos irmãos e das irmãs», realçou Francisco, antes de concluir: «Agradeço-vos por este encontro. Abençoo-vos a todos e aos vossos entes queridos. E, por favor, lembrai-vos de rezar por mim».

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 04.10.2014 | Atualizado em 15.04.2023

 

 
Imagem
Deus conhece perfeitamente os vossos corações. Ele conhece-nos melhor do que qualquer um, e olha-nos com confiança, ama-nos como somos, mas faz-nos crescer segundo aquilo que nos podemos tornar
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos